
Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 16, 13-23)
Naquele tempo, 13 Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: "Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?" 14 Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; Outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas". 15 Então Jesus lhes perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?" 16 Simão Pedro respondeu: "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo". 17 Respondendo, Jesus lhe disse: "Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18 Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19 Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus". 20 Jesus, então, ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Messias. 21 Jesus começou a mostrar aos seus discípulos que devia ir à Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia. 22 Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: "Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isto nunca te aconteça!" 23 Jesus, porém, voltou-se para Pedro, e disse: "Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus mas sim as coisas dos homens!"
O evangelho de hoje nos apresenta dois caminhos: o caminho da verdade e o caminho da opinião. Jesus pergunta: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” Então segue a especulação: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda Jeremias ou algum dos profetas”. Jesus tem apenas opiniões a seu respeito, mas a verdade é dita por Pedro: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.
Na vida precisamos sempre escolher o caminho da verdade, como Jesus diz a respeito de Si mesmo: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. Todos os outros caminhos não levam à salvação, mas apenas o caminho de Jesus. Ao ouvir a resposta de Pedro, Jesus o elogiou e explica que para que os homens alcancem este caminho Ele terá que sofrer, será rejeitado e condenado pelos fariseus e os doutores da lei, que será entregará nas mãos dos gentios para ser morto, mas que no terceiro dia ressuscitará.
Pedro perturba-se com as palavras do Senhor, não quer aceitar o sofrimento, não entende o mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Por isso é repreendido duramente, porque quer ocupar o lugar do Mestre, pretende dizer ao próprio Senhor por onde Ele deve ir, depois de dizer: “Deus não permita tal coisa, Senhor!”. Jesus responde: “Vai para longe, Satanás!”. Em uma tradução melhor: “Pedro, vai atrás de mim!”. Você será o príncipe dos apóstolos, confirmará seus irmãos na fé, mas, neste momento, quem sabe a missão e o caminho é o próprio Cristo. Aprendamos, neste dia, a depositar nossa confiança e esperança em Jesus, porque Ele é a verdade e só nEle está a nossa salvação.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.