
Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 6, 45-52)
Depois de saciar os cinco mil homens, 45 Jesus obrigou os discípulos a entrarem na barca e irem na frente para Betsaida, na outra margem, enquanto ele despedia a multidão. 46 Logo depois de se despedir deles, subiu ao monte para rezar. 47 Ao anoitecer, a barca estava no meio do mar e Jesus sozinho em terra. 48 Ele viu os discípulos cansados de remar, porque o vento era contrário. Então, pelas três da madrugada, Jesus foi até eles andando sobre as águas, e queria passar na frente deles. 49 Quando os discípulos o viram andando sobre o mar, pensaram que era um fantasma e começaram a gritar. 50 Com efeito, todos o tinham visto e ficaram assustados. Mas Jesus logo falou: "Coragem, sou eu! Não tenhais medo!" 51 Então subiu com eles na barca. E o vento cessou. Mas os discípulos ficaram ainda mais espantados, 52 porque não tinham compreendido nada a respeito dos pães. O coração deles estava endurecido.
Esta cena do Evangelho recorda a nossa vida e também a vida da Igreja. Os discípulos estão na barca no meio do mar, todos estão cansados de remar porque o vento contrário dificultava a chegada na outra margem. Pelas três horas da madrugada Jesus vai ao encontro deles andando sobre as águas, manifesta assim a sua divindade e seu poder. Por conta da agitação causada pelo vento e por verem algo tão extraordinário, os discípulos, com medo, não reconhecem que Jesus se aproxima deles. Este fato nos faz refletir quantas vezes também não reconhecemos o Senhor próximo de nós quando o vento contrário sopra a nossa vida?
A frase dita por Jesus é motivo de consolo e alegria: “Coragem, sou eu! Não tenhais medo!”. A fé em Jesus nos faz acreditar na Sua proteção e assistência mesmo quando estamos atribulados e inquietos, temos a certeza que Jesus está conosco. Portanto, não tenha medo de enfrentar a cruz e o que mais for necessário para permanecer fiel a Ele.
O Evangelho narra que Jesus subiu na barca, esta barca representa a Santa Igreja e bem sabemos quantos escândalos, infelizmente, a castigam. Por causa de homens que se afastaram do Senhor muitos são os que perdem a fé, porém, se a nossa fé está na pessoa do Cristo temos a certeza de que Ele não nos abandonará diante dos perigos e dificuldades.
Desta forma, Jesus permanece na Sua Igreja mesmo quando é agitada por escândalos e decepções, nós permanecemos fiéis porque Cristo está conosco, assim com coragem seguimos adiante porque Jesus é o sustento da Igreja e da nossa vida. Nesta oração da manhã peça a Jesus a graça da fidelidade à Igreja Católica que Ele fundou e deixou como meio necessário e seguro para a nossa salvação.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.