
Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 5,27-32)
Naquele tempo, 27 Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: "Segue-me." 28 Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu. 29 Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. 30 Os fariseus e seus mestres da Lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: "Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?" 31 Jesus respondeu: "Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. 32 Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão".
No Evangelho de hoje, Jesus, com sua palavra firme, chama Levi, um coletor de impostos, a segui-Lo: “Segue-me!”. Esse mesmo chamado ressoa em nossos corações, convidando-nos a trilhar o caminho de Jesus.
No entanto, ao seguirmos Jesus e participarmos de nossas comunidades, corremos o risco de agir como os fariseus do Evangelho. Eles murmuravam contra Jesus por estar na companhia de pecadores públicos, considerados impuros. Mas Jesus estava ali para convertê-los, para que se arrependam e mudem de vida.
Infelizmente, em nossas comunidades, também podemos cair na armadilha de murmurar e julgar a vida alheia. Quantas vezes, durante a Missa, observamos a fila da comunhão e julgamos quem deveria ou não estar ali? Lembremos: o julgamento cabe somente a Deus e à consciência de cada pessoa.
Não nos cabe julgar se alguém merece ou não frequentar a igreja. Ao contrário, devemos rezar pela conversão dessa pessoa e, se possível, ajudá-la a mudar de vida. Murmurar, fofocar e caluniar são atitudes contrárias ao Evangelho.
Não usemos a desculpa de que ir à Igreja nos fará pecar mais por repararmos nos outros. Isso é uma armadilha. Concentremo-nos em Jesus, evitando julgar o próximo. Chegue antes e saia depois da celebração, não precisa olhar para os lados.
Abandonemos as atitudes farisaicas, a murmuração, a fofoca e a calúnia. Se alguém estiver em erro, rezemos por sua conversão e, se necessário, ajudemos a corrigi-lo, mas sem espalhar seus erros. O julgamento pertence somente a Deus. Sigamos a Jesus, como Levi o fez, e vivamos uma vida de graça, oração e amor a Deus. Peçamos ao Espírito Santo que nos livre da murmuração, da fofoca e da calúnia, e que nos ajude a viver uma vida em Deus.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.