
Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 16, 1-8)
Naquele tempo, 1 Jesus disse aos discípulos: "Um homem rico tinha um administrador que foi acusado de esbanjar os seus bens. 2 Ele o chamou e lhe disse: 'Que é isto que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, pois já não podes mais administrar meus bens'. 3 O administrador então começou a refletir: 'O senhor vai me tirar a administração. Que vou fazer? Para cavar, não tenho forças; de mendigar, tenho vergonha. 4 Ah! Já sei o que fazer, para que alguém me receba em sua casa quando eu for afastado da administração'. 5 Então ele chamou cada um dos que estavam devendo ao seu patrão. E perguntou ao primeiro: 'Quanto deves ao meu patrão?' 6 Ele respondeu: 'Cem barris de óleo!' O administrador disse: 'Pega a tua conta, senta-te, depressa, e escreve cinquenta!' 7 Depois ele perguntou a outro: 'E tu, quanto deves?' Ele respondeu: 'Cem medidas de trigo'. O administrador disse: 'Pega tua conta e escreve oitenta'. 8 E o senhor elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza. Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz".
Neste Evangelho Jesus conta a parábola do homem rico e o seu administrador. Este administrador esbanjava os bens. E exatamente quando o homem descobriu que o seu empregado administrador estava esbanjando os bens, pediu que ele prestasse contas e deixasse a administração. E aqui está o ponto principal da parábola.
Este administrador passou em cada um dos devedores e pediu que eles diminuíssem a quantidade. Possivelmente esta diminuição era do valor, do lucro que ele mesmo receberia. E por que ele faz isso? Pensando no futuro.
Ele quer então ser acolhido por essas pessoas que beneficia neste momento, porque no futuro ele não será mais administrador, não terá mais o emprego e precisará da ajuda dos outros. Este administrador é elogiado em sua esperteza. Exatamente porque ele prevê o futuro.
E agora nós, que somos filhos de Deus, precisamos também preparar a nossa vida para o futuro. Nós precisamos preparar a nossa vida para Deus. E todos os dias lutarmos contra as paixões desordenadas, lutarmos contra o pecado e podermos assim colocar as virtudes em nossa caminhada de fé.
E isto se faz com o auxílio do Espírito Santo e com o nosso esforço diário. Tudo isto o fazemos por amor a Cristo e em vista do nosso futuro e em vista do céu. Não é que nós, com nossas próprias forças, vamos conquistar o céu.
As portas do céu foram abertas para nós pelo próprio Cristo. Agora, se eu quero entrar ou não, é uma decisão da minha liberdade e do meu esforço diário contando com a graça de Deus. Portanto, ninguém se salva sozinho.
Nós precisamos da graça de Deus, porém é preciso decidir. Aquele administrador, ele se preparou para o futuro, para o momento de crise. Nós que temos fé, precisamos nos preparar para o amanhã.
Não sabemos ainda quanto tempo de vida teremos, mas precisamos estar preparados para o encontro com o Senhor. Com nosso próprio esforço, sozinho, não podemos. Mas com nosso esforço e humildade, contando com a graça de Deus, e assim nos prepararemos para o céu.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.