
Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 16, 24-28)
Naquele tempo, 24 Jesus disse aos discípulos: "Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 25 Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. 26 De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro mas perder a sua vida? O que poderá alguém dar em troca de sua vida? 27 Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta. 28 Em verdade vos digo: Alguns daqueles que estão aqui não morrerão antes de verem o Filho do Homem vindo com o seu Reino".
No evangelho de hoje, Jesus mais uma vez ensina que todo aquele que deseja segui-lo deve renunciar a si mesmo e tomar a sua cruz. Nos convida a imitar o Seu exemplo e nos chama a uma profunda vida interior. Porém, aqueles que não são cristãos podem se perguntar: Por que os cristãos falam em tomar a cruz? Por acaso desejam sofrimentos?
Para responder a essas perguntas é preciso entender que para o cristão o sofrimento tem um sentido, não se sofre em vão. Então, em primeiro lugar temos a realidade de nos unirmos à paixão do próprio Jesus, Ele mesmo é quem nos chama a seguir Seu exemplo. Em segundo, não é que nós desejamos sofrer, mas temos a consciência de que esta é uma condição da vida humana. Todos passam por sofrimentos na vida, porém, só conseguiremos superá-los pela virtude da esperança, vivendo de forma resignada, com um verdadeiro olhar sobrenatural para todas essas realidades que nos fazem sofrer, buscando sempre nos unir a Jesus Cristo.
Não importa se cremos ou não em Jesus, a realidade da vida é que todos sofrem. Assim, aqueles que têm fé colocam nele um sentido novo, um sentido de esperança, de que a vida não se resume nos sofrimentos, mas que vamos passar por este vale de lágrimas e chegaremos um dia, por graça de Deus, a vida eterna, onde toda lágrima será enxugada.
Eis porque nossos olhos se voltam para o Céu, não importa o que aconteça, a renúncia que tenhamos que fazer, nós estamos unidos a Cristo. É verdade que a fé exige de nós a renúncia das paixões desordenadas, para nos afastar das ilusões das coisas do mundo. Quando renunciamos a isto estaremos abertos às coisas celestes. Assim vivemos a nossa vida espiritual: abandonando o pecado, combatendo os vícios e buscando praticar as virtudes todos os dias sob a ação do Espírito Santo que nos fortalece na graça de Deus. Neste dia, peça ao Senhor a graça de carregar a cruz de cada dia com o olhar voltado para o Céu, para a esperança cristã.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.