
Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 4, 14-22a)
Naquele tempo, 14 Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza. 15 Ele ensinava nas suas sinagogas e todos o elogiavam. 16 E veio à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura. 17 Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18 “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19 e para proclamar um ano da graça do Senhor”. 20 Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante, e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21 Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. 22a Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca.
Nesta passagem observamos que Jesus anunciava o Evangelho a todos, também pregava na sinagoga. Lembramos que a sinagoga era um lugar frequentado por judeus onde rezavam, ouviam os textos da Sagrada Escritura e aprendiam dos rabinos. Neste trecho do Evangelho Jesus está na sinagoga, toma o livro do profeta Isaías e lê: “O Espírito do Senhor está sobre mim”. De fato, o Espírito de Deus está em Jesus porque a Santíssima Trindade é indivisível e distinta apenas nas pessoas divinas. Sendo Jesus a segunda pessoa da Trindade, o Filho Encarnado, nEle habita a plenitude da divindade.
Esta profecia também afirma que Jesus é o ungido do Senhor, Jesus é o Cristo que significa “ungido” e esta unção se faz pelo Espírito Santo. Jesus é parte da Trindade, veio ao mundo para realizar a vontade do Pai e é impulsionado pelo Espírito Santo e assim anuncia a salvação dos homens, por isso, diz logo que lê a passagem de Isaías: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. O Senhor revela que a conversão deve acontecer hoje e nunca deve ser adiada.
A salvação Jesus nos alcançou no alto da cruz, seus méritos são abundantes, mas para participar deles precisamos abrir o coração para a graça e abandonar o pecado. O Senhor nos anunciou um ano da graça, uma nova vida, que saibamos acolher com docilidade seus ensinamentos e que o Espírito Santo nos ilumine e instrua a todo instante que nos ajude a abraçar a vontade de Deus e com o reto discernimento fazer as escolhas que neste dia temos que fazer.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.