Manhã de Luz - 09 de julho - Crer na autoridade de Deus

"Nunca se viu coisa igual em Israel".

16 Jul
de
2024
Compartilhar Oração

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 9,32-38)

Naquele tempo, 32 apresentaram a Jesus um homem mudo, que estava possuído pelo demônio. 33 Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. As multidões ficaram admiradas e diziam: "Nunca se viu coisa igual em Israel". 34 Os fariseus, porém, diziam: "É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios". 35 Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade. 36 Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37 "A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38 Pedi, pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!"

No Evangelho de hoje, Jesus expulsa o demônio de um homem mudo e esse fato causou espanto em muitas pessoas, principalmente nos líderes dos judeus. Os fariseus passam a afirmar que o poder de Jesus de expulsar os demônios se dá porque Ele mesmo está possuído por um demônio. Essa afirmação é um pecado gravíssimo de blasfêmia, é uma calúnia contra Nosso Senhor. Mas os fariseus agem assim movidos pelo orgulho, pelo desespero de se verem desautorizados por alguém que realmente age em nome de Deus, com verdadeira autoridade.

Jesus tem poder para expulsar demônios não porque está possuído por demônios, mas porque Ele é o próprio Deus, de tal modo, que todas as criaturas devem se submeter ao seu domínio. Os fariseus, movidos pelo orgulho é que se assemelham aos demônios, pois ao inventarem uma grave mentira e plantarem a desconfiança entre as pessoas, eles mesmos se afastam de Deus e da verdade.

Na oração do Pai-Nosso pedimos: não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Isso nos recorda que o demônio existe e ele faz de tudo para que nos percamos. O demônio tem inveja de nós, pois não quer que nos salvemos, pelo contrário, deseja que tomemos a mesma decisão dele e nos revoltemos contra Deus, que o desobedeçamos. No alto de seu orgulho, Satanás quis tomar o lugar de Deus, nós porém devemos sempre nos lembrar de que como criaturas jamais poderemos assumir o lugar do criador.

Em contraposição à malícia dos fariseus, o Evangelho apresenta uma atitude cheia de benevolência em Jesus: "Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor". Jesus se compadece, pois Ele é o Messias, Ele é Deus que vê a sujeição, os ataques do inimigo aos seus filhos. Jesus veio para nos libertar de todas as opressões que aprisionam a nossa alma. Supliquemos ao Senhor a graça de reconhecermos a sua presença e o seu poder.

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.