Manhã de Luz - 10 de agosto - É preciso morrer para si e para o mundo

Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto.

14 Aug
de
2024
Compartilhar Oração

Evangelho de Jesus Cristo segundo João (Jo 12, 24-26)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 24 "Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto. 25 Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. 26 Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará".

No Evangelho de hoje, Jesus nos ensina a necessidade de morrermos para nós mesmos e de não nos apegarmos exageradamente à própria vida e as coisas mundanas. Vive desapegado do mundo, todo aquele que têm os olhos fixos no Senhor, e não se apega à própria vida, quem tem esperança na vida eterna. Jesus utiliza no Evangelho o exemplo do grão de trigo, quando este cai na terra e morre, nasce a planta do trigo e assim produz muitos frutos.

São Lourenço, cuja memória hoje celebramos, deu-nos o exemplo salutar desta fé. Antes mesmo do seu martírio já estava morto para este mundo e desapegado da própria vida, por sua morte, nasceu para a vida eterna. Aquele que é de Cristo sabe que é preciso passar por essas duas mortes para que nos sejam abertas as portas da vida eterna.

Todo cristão deve morrer dia após dia para este mundo e viver para Jesus Cristo, não de modo teórico, mas prático. Este é o caminho que o Senhor nos ensina no Evangelho:“Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna”. Precisamos, então, priorizar na nossa vida o que realmente nos ajuda a viver este desapego tão necessário das próprias vontades e das ilusões que mundo oferece, para nos apegarmos inteiramente a Jesus Cristo e a seguir o Seu exemplo.

  Neste dia, peça ao Senhor que te ajude a fortalecer esta fé. Medite na cruz de Jesus, onde está o Mestre também está o servo, que saibamos abraçar as cruzes diárias, confiantes de que Deus nos concede as graças para carregá-la, mesmo que seja difícil, mesmo que exija renúncia e sacrifício. Persevere, não desista, se estamos em Cristo as cruzes da vida serão para nós motivo de glória no Céu.

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.