Manhã de Luz - 10 de fevereiro - Os sinais invisíveis dos Sacramentos em nossa vida.

"E todos quando o tocavam ficavam curados".

11 Feb
de
2025
Compartilhar Oração

Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 6,53-56)

Naquele tempo, 53 tendo Jesus e seus discípulos acabado de atravessar o mar da Galileia, chegaram a Genesaré e amarraram a barca. 54 Logo que desceram da barca, as pessoas imediatamente reconheceram Jesus. 55 Percorrendo toda aquela região, levavam os doentes deitados em suas camas para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava. 56 E, nos povoados, cidades e campos onde chegavam, colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra de sua veste. E todos quantos o tocavam ficavam curados.

No Evangelho de hoje, Jesus e seus discípulos chegaram a Genesaré, localizada a oeste do mar da Galileia. Ali, temos novamente doentes e muitas pessoas que vão até Jesus. Mas uma coisa chama a atenção: aquelas pessoas procuravam ao menos tocar na barra da veste de Jesus. Sabemos que naquele tempo as vestes tinham certas borlas, como se fossem arranjos colocados nas barras das vestimentas, conforme a lei de Moisés, escrita no livro dos Números (15, 38-40).

Este tipo de vestimenta, própria dos judeus, mostrava que eles deveriam se recordar sempre dos mandamentos de Deus. Então, era um sinal que tinham na própria roupa para recordar: "Eu preciso cumprir com os mandamentos de Deus em todos os momentos da minha vida". O Evangelho narra que muitos querem tocar na barra da veste de Jesus, porque tinham confiança e fé nEle.

Neste contexto, temos também a prefiguração dos sete sacramentos na Igreja. Os sacramentos também possuem diversos sinais que, de fato, produzem aquilo que significam, algo que não podemos ver com os olhos humanos, mas que está presente, ou seja, a graça de Deus que nos santifica. Naquele tempo, todos queriam tocar na barra da veste de Jesus. Que nós também saibamos buscar os sacramentos sempre num contexto de fé, que saibamos buscar a bênção de Deus com verdadeira fé cristã. Nós confiamos em Deus e cremos que, através dos sinais sagrados, Ele toca a nossa vida e nós também O tocamos.

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.