
Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 5, 12-16)
12 Aconteceu que Jesus estava numa cidade, e havia aí um homem leproso. Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés, e pediu: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. 13 Jesus estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero, fica purificado.” E, imediatamente, a lepra o deixou. 14 E Jesus recomendou-lhe: “Não digas nada a ninguém. Vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela purificação o prescrito por Moisés como prova de tua cura”. 15 Não obstante, sua fama ia crescendo, e numerosas multidões acorriam para ouvi-lo e serem curadas de suas enfermidades. 16 Ele, porém, se retirava para lugares solitários e se entregava à oração.
O Evangelho de hoje narra a cura de um homem com lepra, este leproso é para nós sinal não apenas de uma enfermidade física, mas de uma doença espiritual. Quando estamos cumulados de pecados recusamos o amor de Deus, fechamos o coração a Sua graça, deixamos de rezar, de praticar o bem e a virtude, nos omitimos e facilmente diminuímos a importância de Deus na nossa vida. Todos esses sintomas são sinais de uma doença espiritual, a “lepra”, que quer corroer a nossa união com Deus.
No Evangelho Jesus tem compaixão do leproso que clama por auxílio e nós também seremos socorridos pelo Senhor se reconhecemos nossas fraquezas e pedimos Sua ajuda com humildade e resignação. Sabemos que sem a graça de Deus não conseguiremos vencer o pecado, precisamos então nos reconhecer necessitados da graça divina e como aquele leproso suplicar ao Senhor para que Ele venha nos socorrer.
Sempre quando somos provocados e tentados a pecar percebemos nossas más inclinações e desejos desordenados, mas se pedimos o auxílio de Jesus a graça de Deus nos sustenta, só ela é capaz de nos libertar do pecado. Jesus dá sua graça a todos e deseja renovar a nossa vida assim como fez com aquele leproso que foi curado, a restauração física é sinal da restauração espiritual. Jesus deu ao leproso uma vida nova e também fará assim conosco se deixarmos nos conduzir por Ele.
No último versículo lemos que Jesus se retirava para lugares solitários e se entregava à oração. Este proceder do Senhor é um grande exemplo para nós, de fato, se queremos nos unir e permanecer em Cristo precisamos rezar, é pela oração que Deus nos concede as graças necessárias a conversão e salvação. Assim, nesta oração da manhã eleve o seu coração a Deus e suplique o Seu auxílio para abandonar a lepra do pecado, fazer a Sua santa vontade e ter uma vida nova na graça do Senhor.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.