
Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 10,1-7)
Naquele tempo, 1 Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. 2 Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; 3 Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; 4 Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus. 5 Jesus enviou estes Doze, com as seguintes recomendações: "Não deveis ir aonde moram os pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! 6 Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7 Em vosso caminho, anunciai: 'O Reino dos Céus está próximo'".
No Evangelho de hoje, Jesus dá uma ordem a seus discípulos, de que eles deveriam ir primeiro às ovelhas perdidas da casa de Israel. Essa ordem cumpre as profecias do Antigo Testamento de que os judeus seriam os primeiros a receberem o Messias, embora saibamos que posteriormente Jesus comunica a salvação a todos, mas em primeiro lugar ela deveria ser oferecida ao povo da aliança, o povo escolhido por Deus.
Jesus envia os discípulos a anunciarem o reino do céu, que o Messias chegou para instaurar em nossos corações este reino que é a própria vida da graça em nós, a vida divina que desabrochará na eternidade, onde encontrará a sua plenitude.
O Evangelista nos apresenta a lista dos escolhidos por Jesus para o seguirem. Destaca-se a figura de Pedro, o primeiro a ser nomeado, pois ele é o príncipe dos apóstolos, aquele a quem cabia o governo do colégio apostólico, ele é o primeiro papa. Desse modo, sob a guia de São Pedro, cada um dos apóstolos deve fazer as mesmas obras que Jesus, depositando nele toda a sua confiança. Cabe aos discípulos uma grande humildade, pois o poder que possuem não veio deles, mas de Nosso Senhor. Todas as suas obras são realizadas pelo nome e pelo poder de Jesus.
A cada um de nós cabe ter a Jesus como o centro e a causa de todas as nossas ações. Devemos anunciar o Evangelho como discípulos fiéis do Mestre, dando testemunho dele. Se cremos verdadeiramente em Jesus e sentimos a alegria de pertencer a Ele, temos, portanto, o dever e o desejo de anunciá-lo a todas as pessoas. Assim como aos discípulos, Jesus também nos chama a exercer o nosso apostolado nas circunstâncias em que nos encontramos, dentro da nossa vocação. Peçamos a graça de Deus para corresponder a cada instante a esse chamado.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.