Manhã de Luz - 10 de novembro - O tipo de oferta que agrada a Deus

Esta pobre viúva deu mais do que todos os outros que ofereceram esmolas.

10 Nov
de
2024
Compartilhar Oração

Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 12, 38-44)

Naquele tempo, 38 Jesus dizia, no seu ensinamento a uma grande multidão: “Tomai cuidado com os doutores da Lei! Eles gostam de andar com roupas vistosas, de ser cumprimentados nas praças públicas; 39 gostam das primeiras cadeiras nas sinagogas e dos melhores lugares nos banquetes. 40 Eles devoram as casas das viúvas, fingindo fazer longas orações. Por isso eles receberão a pior condenação”. 41 Jesus estava sentado no Templo, diante do cofre das esmolas, e observava como a multidão depositava suas moedas no cofre. Muitos ricos depositavam grandes quantias. 42 Então chegou uma pobre viúva que deu duas pequenas moedas, que não valiam quase nada. 43 Jesus chamou os discípulos e disse: “Em verdade vos digo, esta pobre viúva deu mais do que todos os outros que ofereceram esmolas. 44 Todos deram do que tinham de sobra, enquanto ela, na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que possuía para viver”.

Neste Evangelho de Marcos aprendemos de Jesus a humildade, a retidão e a pureza de intenção com a qual devemos fazer todas as coisas. Esta retidão nasce de um coração puro que não busca os próprios interesses ou favores, mas unicamente do desejo de unir-se a Deus em todos os momentos da vida.

O Evangelho narra como procedem aqueles que não agem com a reta intenção de agradar a Deus em suas ações. Os ricos depositavam no cofre do Templo grandes quantias com o fim de agradar os homens e de arrancar deles louvores, reconhecimento e elogios. Faziam isto movidos pelo amor próprio e por vaidade, não para agradar a Deus. Depositavam no cofre daquilo que sobrava e guardavam para si o mais importante, aquilo que Deus mais deseja, o coração.

Por outro lado, vemos uma simples viúva que depositou no cofre tudo o que tinha, apenas duas pequenas moedas. Lembremo-nos que naquele tempo, as viúvas não tinham muita assistência, muitas passavam por dificuldades financeiras, por isso muito caridoso era quem se ocupava de assistí-las, ajudando nas suas necessidades materiais. Pois bem, a atitude desta viúva é para nós um sinal. Deus se agrada muito mais com as pequenas moedas da viúva, do que com as grandes quantias dos ricos, porque seu coração é puro e só deseja agradar a Deus. Ela não quer nada para si e do pouco que têm oferece a Deus. Esta atitude também revela qual deve ser o nosso desapego dos bens temporais deste mundo, para que possamos confiar inteiramente na providência divina e em tudo buscar a pureza de coração e a reta intenção.        

 

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.