
Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 7, 1-13)
Naquele tempo, 1 os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2 Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. 3 Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4 Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. 5 Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: "Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?" 6 Jesus respondeu: "Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: 'Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7 De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos'. 8 Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens". 9 E dizia-lhes: "Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus, a fim de guardar as vossas tradições. 10 Com efeito, Moisés ordenou: 'Honra teu pai e tua mãe'. E ainda: 'Quem amaldiçoa o pai ou a mãe, deve morrer'. 11 Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: 'O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a Deus'. 12 E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. 13 Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas".
No Evangelho de hoje, Jesus nos alerta sobre a forma como os judeus estavam vivendo os mandamentos da Lei de Deus. O problema não residia nas tradições, mas sim em permitir que elas ocupassem o lugar da verdadeira vivência dos mandamentos. O Senhor simplifica essa questão com o mandamento de honrar pai e mãe. Muitos judeus, apegados a certas tradições, deixavam de auxiliar seus pais em suas necessidades financeiras, justificando-se com a obrigação de oferecer o "corban", uma oferta ao templo. Dessa forma, colocavam a tradição acima do cumprimento do mandamento, esvaziando-o de seu verdadeiro sentido.
Em nossa vida cristã, também temos uma Tradição, com "T" maiúsculo, que a Igreja Católica guarda ao longo de dois mil anos. Essa Tradição é sagrada e, por isso, longe de ofuscar os mandamentos de Deus, nos auxilia a vivê-los em plenitude. Ela nos ajuda a amar a Deus e ao próximo, seguindo o modelo de Jesus, que nos ensinou: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei."
Essa Sagrada Tradição, enraizada no Evangelho, nos impulsiona a viver o amor de forma concreta, cumprindo o mandamento maior. Portanto, é distinta da tradição judaica, criticada por Jesus, que é vazia em si mesma por ser meramente humana e ritualística. No catolicismo, não seguimos exclusivamente a Sagrada Escritura, mas também a Sagrada Tradição. Ambas são colunas da nossa fé, guiando-nos no caminho da salvação.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.