Manhã de Luz - 11 de janeiro - Os preparativos das bodas de Cristo com a Igreja

É necessário que ele cresça e eu diminua.

22 Jan
de
2025
Compartilhar Oração

Evangelho de Jesus Cristo segundo João (Jo 3, 22-30)

Naquele tempo, 22 Jesus foi com seus discípulos para a região da Judeia. Permaneceu aí com eles e batizava. 23 Também João estava batizando, em Enon, perto de Salim, onde havia muita água. Aí chegavam as pessoas e eram batizadas. 24 João ainda não tinha sido posto no cárcere. 25 Alguns discípulos de João estavam discutindo com um judeu a respeito da purificação. 26 Foram a João e disseram: "Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão e do qual tu deste testemunho, agora está batizando e todos vão a ele". 27 João respondeu: "Ninguém pode receber alguma coisa, se não lhe for dada do céu. 28 Vós mesmo sois testemunhas daquilo que eu disse: 'Eu não sou o Messias, mas fui enviado na frente dele'. 29 É o noivo que recebe a noiva, mas o amigo, que está presente e o escuta, enche-se de alegria ao ouvir a voz do noivo. Esta é a minha alegria, e ela é completa. 30 É necessário que ele cresça e eu diminua".

No Evangelho de hoje alguns discípulos de João Batista foram conversar com ele, pois souberam que Jesus também estava batizando. João Batista responde aos seus discípulos com a comparação do noivo, da noiva e do amigo do noivo. O amigo é como uma espécie de padrinho do noivo, era costume entre os judeus o amigo do noivo organizar a festa de casamento. João faz esta analogia se comparando a este padrinho, ele está ali para organizar a festa de casamento entre Jesus e a sua Igreja.

No Antigo Testamento, Deus fazia alianças com o povo de Israel e essas alianças eram o casamento de Deus com o seu povo. É por isso que na Antiga Aliança nós encontramos muitas vezes os profetas chamando o povo de Deus de adúltero, porque rompiam com a aliança de união com Deus.

Então, Jesus veio e ele irá fundar a sua Igreja. No fim dos tempos Ele voltará e se unirá a sua Igreja que é a sua noiva. João Batista estava preparando a festa, batizando as pessoas para que elas se convertessem e acolhessem o Messias. No final do Evangelho, João Batista, diz: “ É necessário que Ele cresça e eu diminua", ou seja, Jesus deve crescer e ele diminuir. O amigo, o padrinho do Noivo é aquele que veio apenas para preparar a festa e a festa não é de João, mas de Jesus.

Jesus veio para unir-se a nós que somos a sua Igreja. Precisamos constantemente na nossa vida de fé procurar todos os dias nos unir intimamente a Ele neste "Matrimônio Espiritual”. Podemos encontrar muitas vezes a Sagrada Escritura trazendo a referência de Jesus como noivo e a sua Igreja como noiva, na segunda carta de São Paulo aos Coríntios, na carta aos Efésios e também no Antigo Testamento o profeta Isaías nos trás essa realidade, o profeta Jeremias, Oséias e tantos outros. Tudo isso aponta para uma verdade central, nós precisamos viver a nossa vida unidos a Jesus.

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.