
Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 10,7-15)
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7 "Em vosso caminho, anunciai: 'O Reino dos Céus está próximo'. 8 Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! 9 Não leveis ouro nem prata, nem dinheiro nos vossos cintos; 10 nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bastão, porque o operário tem direito ao seu sustento. 11 Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida. 12 Ao entrardes numa casa, saudai-a. 13 Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz. 14 Se alguém não vos receber, nem escutar vossa palavra, saí daquela casa ou daquela cidade, e sacudi a poeira dos vossos pés. 15 Em verdade vos digo, as cidades de Sodoma e Gomorra serão tratadas com menos dureza do que aquela cidade, no dia do juízo".
No Evangelho de hoje, Jesus dá algumas orientações para os discípulos em sua missão de anunciar o Evangelho. Nosso Senhor os recorda que este anúncio e os sinais realizados por meio deles em nome de Jesus é sempre uma graça. Tudo o que fazemos em nome de Jesus é sempre impulsionado pela graça de Deus que nos sustenta, por isso, Jesus diz: De graça recebestes, de graça deveis dar! A confiança de qualquer cristão deve estar em Deus e na graça que Ele nos concede. Desse modo, não podemos ser auto suficientes dizendo que podemos tudo por nós mesmos, pois trata-se de uma grande mentira. Nós necessitamos de Deus, sem Ele nada somos.
Jesus recomenda aos discípulos que não levem muitas coisas para a missão, porque eles devem confiar unicamente em Deus, não em si próprios ou nos instrumentos que poderiam levar. Isso nos leva a compreender que a providência divina está sempre junto daqueles que confiam em Jesus e o anunciam.
É necessário confiar em Deus de todo coração, Jesus cuida de nós e sabe das nossas necessidades, Ele nos sustenta a cada passo. Por isso, não podemos deixar com que o desânimo ou a preguiça nos abale na missão que Nosso Senhor confia a cada um de nós. Peçamos a Deus a graça de uma confiança ilimitada na sua providência santíssima, que nunca duvidemos do Senhor, pois nele está a nossa esperança, Ele é o nosso refúgio e salvação.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.