Manhã de Luz - 12 de janeiro - O Batismo de Jesus e a vida da graça

Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo.

22 Jan
de
2025
Compartilhar Oração

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 3,15-16.21-22)

Naquele tempo, 15 o povo estava na expectativa e todos se perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias. 16 Por isso, João declarou a todos: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo”. 21 Quando todo o povo estava sendo batizado, Jesus também recebeu o batismo. E, enquanto rezava, o céu se abriu 22 e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer”.

Neste domingo a Igreja celebra o Batismo do Senhor. O evangelista narra de forma resumida este evento que nos revela a Santíssima Trindade. João, era o precursor do Messias, já batizava as pessoas a fim de prepará-las para a vinda do Salvador. Jesus vai ao encontro de João e pede o batismo para assumir, por este ato, todas as consequências dos nossos pecados e não porque tenha algum pecado para purificar.  

Seguindo o exemplo do Senhor hoje somos convidados, de modo especial, a mergulharmos nas águas do Batismo para uma vida nova, ou seja, para renovarmos as promessas do nosso Santo Batismo. Por ele renunciamos o pecado, o demônio, todas as suas seduções e  professamos a fé em Jesus Cristo, Senhor Nosso. Portanto, não se trata do batismo de João, este prefigura o Batismo instituído por Cristo que restaura-nos a vida da graça.

Em seguida do batismo ouviu-se a voz do Pai: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer”, e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma de pomba. Este fato recorda no Antigo Testamento a profecia Isaías (11, 2) de que o Espírito do Senhor repousaria sobre o Messias que viria da linhagem do rei Davi, também em Isaías (42, 1) diz que o Espírito desceria sobre o Servo do Senhor, para ser a luz das nações. Que este mesmo Espírito que desceu sobre o Senhor, terceira pessoa da Santíssima Trindade e que também desceu sobre Nossa Senhora e os Apóstolos, nos ilumine nesta oração da manhã e com a Sua graça nos ajude com o dom da fé e da perseverança para vivermos fielmente as promessas do Santo Batismo.  

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.