Manhã de Luz - 12 de julho - Deus jamais nos abandona no sofrimento

Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. O Espírito do vosso Pai é que falará através de vós.

16 Jul
de
2024
Compartilhar Oração

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 10,16-23)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16 "Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17 Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. 18 Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19 Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento  vos será indicado o que deveis dizer. 20 Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. 21 O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22 Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. 23 Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem".

No Evangelho de hoje, Jesus dá instruções aos seus discípulos e de maneira alguma os engana, pelo contrário, deixa claro a realidade do que pode vir a acontecer com eles. Todo aquele que decide seguir Jesus deverá enfrentar em algum momento dificuldades e tribulações. Por isso, Nosso Senhor adverte os discípulos que quando eles estiverem pregando em nome de Jesus, os homens os entregarão aos tribunais, os açoitarão e sofrerão perseguições. Até mesmo na família, os seguidores de Jesus poderão encontrar incompreensões, pois nem todos aceitam a fé.

Quem fundamentou sua vida em Jesus sabe que Ele jamais decepciona, que Ele é a única verdade e máxima de vida. Portanto, aqueles que vivem de fé, têm no coração a certeza da esperança cristã a qual jamais nos decepciona. Podemos sentir traição, rejeição e sermos decepcionados por pessoas, pelos esquemas deste mundo, mas Deus jamais decepciona, pois Ele nunca nos abandona.

É o Espírito Santo quem conduz a nossa vida, por isso, Jesus diz que quando estivermos diante dos tribunais sofrendo por seu nome, o Espírito Santo nos dará não somente as palavras acertadas para a nossa defesa, mas também um de seus dons, a fortaleza. O Espírito Santo nos fortalecerá na fé e na profunda convicção de que Deus cuida de nós, que Ele nunca esquece de nenhum de seus filhos. Ele, portanto, não nos deixará desanimar, nem sucumbir diante das perseguições sofridas por amor a Cristo.

Encontremos refúgio no Coração Sacratíssimo de Jesus, pois aí está a nossa verdadeira segurança. Saibamos que nossa vida neste mundo jamais será um mar de rosas, por isso, devemos nos livrar dessa ilusão. Todavia, a cruz é o que mais nos identifica com Nosso Senhor, por isso, abracemos a cruz e seremos felizes, pois estaremos em Deus.  

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.