Manhã de Luz - 12 de novembro - Mais que o dever, Deus quer atos de amor!

Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer.

12 Nov
de
2024
Compartilhar Oração

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 17, 7-10)

Naquele tempo, disse Jesus: 7 “Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Vem depressa para a mesa?’ 8 Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso tu poderás comer e beber?’ 9 Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado? 10 Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’’’.

Neste Evangelho Jesus nos ensina o caminho da humildade. Eis que nos ensina que a recompensa por nossas boas obras não estão neste mundo, de modo que nos desviamos do propósito divino quando a buscamos nesta vida terrena. A verdadeira recompensa está na vida eterna no Céu junto de Deus.

Jesus ensina quando fazemos e cumprimos com o que nos é mandado, isto não constitui algo digno de agradecimento, pois apenas cumprimos com o nosso dever. Porém, em Jesus somos mais do que servos, somos amigos de Deus, seus filhos pela graça e podemos nos unir intimamente a Deus no amor. Assim, servimos a Ele com amor e por amor, realidade que está acima do cumprimento do nosso dever. Quando verdadeiramente amamos alguém, evitamos tudo que pode desagradar a pessoa amada e fazemos todo o possível para agradá-la, sem buscar reconhecimento, elogios ou algo em troca, tudo é feito de forma desinteressada. É com este espírito que precisamos servir a Deus.  

Infelizmente, quantos são aqueles que saíram da Igreja e até perderam a fé porque não foram reconhecidos por alguém. De fato, precisamos purificar nossas boas obras do amor próprio, não podemos nos deixar guiar pelas paixões desordenadas e louvores dos homens. Todos os bens deste mundo passam, assim, a verdadeira recompensa está no Céu, ou seja, na vida eterna.

Esta recompensa é infinitamente maior que qualquer honra humana que se possa receber. Portanto, não abandone o serviço do Senhor, mas sim, os seus apegos desordenados. Para trilhar este caminho precisamos da virtude da humildade. Neste dia, peça a Deus esta graça e suas ações se transformarão de dever para atos de amor.

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.