
Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 18, 1-5.10.12-14)
Naquele tempo, 1 os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: "Quem é o maior no Reino dos Céus?" 2 Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3 e disse: "Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. 4 Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. 5 E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe. 10 Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus. 12 Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? 13 Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. 14 Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos".
No Evangelho de hoje Jesus ensina a seus discípulos quem é o maior no Reino dos Céus, dá a eles o exemplo da criança, exatamente porque na criança há a simplicidade, a humildade de coração, mas principalmente porque a criança depende em tudo dos seus pais quando é recém nascida até nos primeiros anos de vida. Assim, nós precisamos também aprender a ser dependentes de Deus.
Esta dependência consiste em confiarmos a Ele o que somos, o que temos e o que vamos fazer, para que seja sempre tudo para a Sua maior glória. Confiantes de que o Senhor nos sustenta e fortalece como um bom Pai que não deixa faltar nada daquilo que nos é necessário para alcançarmos a nossa salvação. No entanto, quantas vezes já não desejamos ganhar coisas e bens passageiros? Por isso, não podemos nos esquecer daquilo que é essencial, ou seja, das graças necessárias à nossa salvação. Deste modo, como crianças que confiam plenamente nos seus pais, que nós saibamos confiar em Deus Nosso Senhor, na sua providência e de que Ele nos conduz para o Céu.
O Evangelho também nos trás a parábola das ovelhas. O bom pastor deixa as noventa e nove ovelhas para buscar a única que se perdeu. Esta parábola manifesta o amor e o cuidado de Deus para conosco, portanto, precisamos aprender a confiarmos nEle e em tudo dependermos do Seu auxílio enquanto caminhamos neste mundo rumo ao Céu. Assim, como o bom pastor sai a procura da ovelha perdida, o Senhor também nos procura e chama a cada dia, basta que tomemos a decisão de escolher por Ele. Que neste dia a graça de Deus nos dê uma confiança inabalável no Seu amor e cuidado por nós, como uma criancinha nos braços de seus pais.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.