Manhã de Luz - 13 de julho - O amor supera todo medo

Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma!

16 Jul
de
2024
Compartilhar Oração

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 10,24-33)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 24 "O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor. 25 Para o discípulo, basta ser como o seu mestre, e para o servo, ser como o seu senhor. Se ao dono da casa eles chamaram de Belzebu, quanto mais aos seus familiares! 26 Não tenhais medo deles, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. 27 O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! 28 Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno! 29 Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30 Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. 31 Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais. 32 Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33 Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus".

No Evangelho de hoje, Jesus nos ensina a enfrentar o medo, trata-se de uma realidade humana que em diversas circunstâncias e por diversos motivos podemos sentir, sobretudo o medo da morte. No entanto, olhando para a cruz de Jesus e para o mistério de sua ressurreição, percebemos que não há motivo para temer aquilo que pode matar o nosso corpo, porém devemos temer aquilo que pode matar a nossa alma: o pecado e as insídias de Satanás.

A autêntica vida cristã se resume a um constante crescimento no amor de Deus. Quanto mais crescemos no amor, mais confiamos nele e menos espaço haverá para as coisas deste mundo e o medo que vem delas. É verdade que dificilmente estaremos isentos de todos os medos, porém, o único medo que realmente deveria nos preocupar é o de deixarmos de amar a Deus, de nos perdermos no caminho da salvação.

Um dos dons do Espírito Santo é o Temor de Deus, este dom nos ajuda a compreender e viver o amor de Deus e a temer ofender a Deus com nossos pecados, pois somente Ele é o nosso caminho seguro para a salvação. Nós fomos feitos para amar a Deus, somente este amor responde às expectativas do nosso coração. Quem ama a Deus não teme o mal, o perigo e a morte, porque o amor de Deus nos sustenta e nos conduz. Mergulhemos neste amor, peçamos a Deus que aumente a caridade em nossas almas para que não nos deixemos levar pelo medo.

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.