
Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 7,7-12)
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7 "Pedi e vos será dado! Procurai e achareis! Batei e a porta vos será aberta! 8 Pois todo aquele que pede, recebe; quem procura, encontra; e a quem bate, a porta será aberta. 9 Quem de vós dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? 10 Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? 11 Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem! 12 Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas".
As palavras de Jesus no Evangelho de hoje inspiram, por meio do Espírito Santo, uma profunda confiança em Deus. Ele é a fonte de toda graça e nos concede tudo o que é necessário para nossa salvação. Jesus nos assegura: “Pedi e vos será dado; procurai e achareis; batei e a porta vos será aberta”. Podemos ter certeza de que, ao pedirmos os dons e virtudes que nos são necessários, Deus os concederá na medida certa para nosso crescimento espiritual.
É preciso, porém, discernimento em nossos pedidos. Muitas vezes, centralizamos nossas orações apenas em realizações terrenas, bens materiais, soluções para problemas no trabalho ou restauração da saúde. Embora possamos apresentar esses pedidos a Deus, devemos priorizar a graça, as virtudes e os dons espirituais.
Tudo o que temos provém de Jesus. Por isso, nossos pedidos devem visar nosso crescimento espiritual e nossa salvação. O divino exemplo de Nosso Senhor nos ensina a pedir as graças que necessitamos com a condição de que seja para a salvação de nossa alma. Isso porque, às vezes, desejamos algo que parece bom, mas que pode nos desviar do caminho da salvação.
Devemos, portanto, ser guiados pelo Espírito Santo em nossas orações, pedindo o que é verdadeiramente necessário. Confiemos na providência divina, pois Deus cuida de nós e não permitirá que nos falte a graça, se nela permanecemos. Portanto, como um filho que se apresenta diante do Pai de mãos vazias, peçamos com humildade: “Senhor, dai-me a vossa graça”. Assim, com o coração confiante, alcançaremos o verdadeiro tesouro que nos conduz à vida eterna.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.