
Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 17, 11-19)
11 Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galileia. 12 Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram ao seu encontro. Pararam à distância, 13 e gritaram: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!” 14 Ao vê-los, Jesus disse: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”. Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. 15 Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; 16 atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu. E este era um samaritano. 17 Então Jesus lhe perguntou: “Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? 18 Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?” 19 E disse-lhe: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”.
Este Evangelho narra a história de dez leprosos que se aproximam de Jesus a certa distância. Naquele tempo, a lei judaica determinava que os leprosos precisavam manter certa distância das outras pessoas para que estas não ficassem impuras. Deste modo, seguem a lei e não ousam se aproximar de Jesus e seus discípulos, a distância pedem que Jesus tenha piedade deles. Obedecendo as palavras do Salvador ficam curados no caminho, mas apenas um voltou para agradecer.
O samaritano que Jesus chama de estrangeiro foi o único que reconheceu nEle o Messias, o único que teve fé e por isso volta para agradecer pela graça recebida. Os outros embora tenham sido curados não manifestam tamanha fé como a do samaritano. Por isso, Jesus no fim do Evangelho diz: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”. E nós quantas vezes nos esquecemos de agradecer a Deus todos os benefícios que dEle recebemos? Quantas vezes em oração apenas pedimos mais e mais graças e nunca agradecemos as que já recebemos?
É preciso ter coragem, neste dia, faça uma oração de agradecimento, mesmo que aparentemente você não perceba a graça de Deus, mesmo que todas as coisas estejam dando errado, agradeça assim mesmo, as enfermidades, as doenças e todas as cruzes que Deus permite em sua vida, pois elas são instrumentos de santificação e salvação. Não sabemos o dia que iremos partir, mas se o nosso coração está unido a Ele então não há o que temer, tudo é graça, seja nas alegrias seja nas tristezas Jesus é a nossa esperança.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.