
Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 18, 15-20)
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15 "Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, à sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão. 16 Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas. 17 Se ele não vos der ouvido, dize-o à Igreja. Se nem mesmo à Igreja ele ouvir, seja tratado como se fosse um pagão ou um pecador público. 18 Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. 19 De novo, eu vos digo: se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que quiserem pedir, isto vos será concedido por meu Pai que está nos céus. 20 Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estou ali, no meio deles".
No Evangelho de hoje, Jesus ensina a seus discípulos a correção fraterna. Esta conduta tem por principal objetivo a reconciliação e a salvação daquele que pecou. O caminho da reconciliação ensinado por Jesus se faz com muito amor, prudência e discrição. Caso conheçamos uma pessoa que errou procuremos conversar individualmente com ela, porém, do modo correto, na hora certa e depois de muito rezar,
Por outro lado, muitas comunidades cristãs são destruídas pelo julgamento que se faz das outras pessoas, falando mal uns dos outros e fazendo fofoca. Essas realidades não devem fazer parte da vida cristã e seus efeitos são desastrosos para as famílias e comunidades inteiras. Se algo está errado na vida de alguém, primeiro converse com ela individualmente. Caso contrário, não comente com ninguém a respeito e não faça julgamentos. Jesus nos pede uma reconciliação individual, se isto não acontecer, o segundo passo é então pedir a ajuda de outras testemunhas, se mesmo assim a pessoa persistir no erro leve o caso à Igreja.
Com isso, temos a oportunidade de ajudar o próximo, para que se converta a Nosso Senhor Jesus Cristo. Este também é o objetivo de muitas leis da Igreja Católica que estão no Código de Direito Canônico, que prevê certas punições justamente para que o pecador mude de vida, se reconcilie com os irmãos, com a Igreja e com Deus. Este é o objetivo de todas as leis penais da Igreja, que as pessoas possam se recuperar e professar com integridade as promessas do Santo Batismo.
O propósito de Jesus Cristo e da Sua Santa Igreja é a salvação das almas, por isso, orienta e conduz os fiéis para que abracem a cruz e abandonem o pecado. Lembremos que Deus odeia o pecado, mas ama o pecador, por isso, sempre concede ao pecador uma nova oportunidade. Que nós saibamos, neste dia, aproveitar as oportunidades que Deus nos concede para nossa conversão.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.