Manhã de Luz - 14 de fevereiro - Éfata: Abre-te para a Voz de Deus

"Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar".

17 Feb
de
2025
Compartilhar Oração

Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos  (Mc 7,31-37)

Naquele tempo, 31 Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole. 32 Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. 33 Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. 34 Olhando para o céu, suspirou e disse: "Efatá!", que quer dizer: "Abre-te!" 35 Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade. 36 Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. 37 Muito impressionados, diziam: "Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar".

No Evangelho de hoje, presenciamos Jesus curando um homem surdo e com dificuldades na fala. Jesus tem compaixão daquele homem, toca seus ouvidos e diz: “Efatá!”, que significa “Abre-te!”. Imediatamente, os ouvidos do homem se abrem e ele pode ouvir a voz de Jesus. Este milagre nos convida a uma profunda reflexão sobre nossa própria capacidade de ouvir a voz de Deus. Em nosso dia a dia, muitas vezes nos tornamos surdos aos apelos divinos, distraídos pelas vozes do mundo que nos rodeiam.

É como se estivéssemos em uma festa barulhenta, onde a música alta impede que ouçamos a suave voz de Jesus que fala ao nosso coração. As preocupações, os prazeres e as distrações do mundo podem nos tornar surdos àquilo que realmente importa. Assim como Jesus abriu os ouvidos do homem surdo, nós também precisamos pedir ao Espírito Santo que abra nossos ouvidos espirituais para que possamos ouvir e acolher a Palavra de Deus.

No Batismo, pode ser utilizado este mesmo gesto e a palavra “Efatá!” para que os ouvidos da criança se abram para a Palavra de Deus e para que ela possa crescer na fé. Por este gesto Nosso Senhor deseja que estejamos atentos a Sua voz, aos sinais que Ele nos dá diariamente, guiando-nos para a conversão e para uma vida plena no Espírito Santo. Que a graça de Deus nos fortaleça em nossa caminhada de fé, para que possamos ouvir e responder ao seu chamado com o coração aberto.

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.