
Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 1, 21b-28)
21b Estando com seus discípulos em Cafarnaum, Jesus, num dia de sábado, entrou na sinagoga e começou a ensinar. 22 Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei. 23 Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: 24 "Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus." 25 Jesus o intimou: "Cala-te e sai dele!" 26 Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu. 27 E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: "O que é isto? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!" 28 E a fama de Jesus logo se espalhou por toda a parte, em toda a região da Galileia.
No Evangelho de hoje Jesus realiza um exorcismo. É dia de sábado, quando os judeus fazem suas orações e Ele estava na sinagoga, que é um pequeno prédio onde os judeus se reuniam para fazer as suas reuniões de oração. Ali estavam Jesus e um homem possuído por um espírito mal. Esse espírito gritava dizendo que Ele é o Santo de Deus. Essa fala do demônio não é um ato de fé, mas sim um ato de medo, ele confessa quem é Jesus porque tem medo Dele.
Então Nosso Senhor com poucas palavras: "Cala-te e sai dele", expulsa o demônio daquele homem. O que impressionou o povo que estava naquela sinagoga é a autoridade de Jesus. No contexto daquela época, os exorcistas faziam longas orações e até mesmo usavam raízes aromáticas para expulsar os demônios. Mas mesmo utilizando todos os recursos que eles tinham naquela época, muitas vezes não conseguiam expulsar o espírito do mal.
Aquele povo não estava acostumado a ver alguém com tamanha autoridade e é através dessa autoridade de Jesus que podemos reconhecer que Ele é o Messias, porque n’Ele havia diversos sinais. O Antigo Testamento fala sobre as curas, os exorcismos e a vida nova que haveria de acontecer no meio de seu povo. Jesus carrega consigo esses sinais, e esse acontecimento relatado no Evangelho por São Marcos, demonstra que Jesus é o Messias, o Filho de Deus, aquele que veio para libertar a humanidade das correntes do pecado. Cristo vem para do alto da cruz nos libertar.
Que possamos viver todos os dias de nossa vida fugindo de todo mal e das ocasiões que levam a pecar, no Pai Nosso nós rezamos "mas livrai-nos do mal". Que assim nós saibamos escolher a Jesus e fugir do demônio.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.