
Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 6, 7-13)
Naquele tempo, 7 Jesus chamou os doze, e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros. 8 Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura. 9 Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas. 10 E Jesus disse ainda: "Quando entrardes numa casa, ficai ali até vossa partida. 11 Se em algum lugar não vos receberem, nem quiserem vos escutar, quando sairdes, sacudi a poeira dos pés, como testemunho contra eles!" 12 Então os doze partiram e pregaram que todos se convertessem. 13 Expulsavam muitos demônios e curavam numerosos doentes, ungindo-os com óleo.
No Evangelho de hoje, Jesus envia os doze apóstolos numa missão e dá a eles algumas recomendações, a primeira delas é que mantenham a confiança unicamente em Deus e não nos materiais que poderiam levar para a viagem, pois é Deus quem os sustentará. A segunda coisa é que eles são enviados dois a dois, o sentido espiritual desta orientação é que os dois discípulos enviados representam os dois mandamentos: o amor a Deus sobre todas as coisas e o amor ao próximo. Juntos, os dois discípulos se ajudam na missão e se fortalecem mutuamente, assim eles estão aptos a anunciar o Evangelho, a força maior que é Nosso Senhor, o sustento de todos.
Outra orientação dada por Nosso Senhor é de sacudir a poeira dos pés quando não forem bem recebidos. Essa atitude era um costume judeu que faziam quando voltavam de uma terra pagã, mostrando seu desprezo por eles e manifestando sua adesão à verdadeira fé. Ao realizarem este gesto, os apóstolos estariam manifestando que eles creem verdadeiramente em Deus e que aqueles que os rejeitaram, recusaram a salvação e a Palavra de Deus, porque estão de coração fechado e duro.
Isso ainda acontece em nossos dias, quando tantos rejeitam a Palavra de Deus e não permitem que ela frutifique em sua alma, quando se fecham e não permitem que a Palavra se torne vida na própria vida. Peçamos ao Espírito Santo que Ele nos conceda as graças necessárias para acolhermos a Palavra de Deus de coração aberto, para que acolhendo o Senhor, sejamos também acolhidos por Ele.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.