Manhã de Luz - 14 de março - Não se acostume com o pecado

"Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus".

17 Mar
de
2025
Compartilhar Oração

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 5,20-26

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20 "Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. 21 Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: 'Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal'. 22 Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: 'patife!' será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de 'tolo' será condenado ao fogo do inferno. 23 Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24 deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta. 25 Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26 Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo.

No Evangelho de hoje, Jesus nos exorta a ter uma justiça que supere a dos mestres da lei e dos fariseus. Isso significa que nossa fé não deve se limitar ao cumprimento vazio das leis, mas ser impulsionada pelo amor. É o amor que deve nos motivar a observar os mandamentos de Deus. Jesus também nos alerta sobre o perigo de negligenciarmos as pequenas transgressões, pois elas podem nos conduzir a pecados maiores.

Quando nos permitimos cometer um "pequeno" pecado, pensando que não há problema, abrimos caminho para que outros pecados, cada vez maiores, se instalem em nossas vidas. Acostumamo-nos com o mal, e o que era um deslize pode se tornar um vício, um hábito mau que nos afasta de Deus.

Devemos, portanto, estar vigilantes. Mesmo as menores transgressões nos afastam do caminho da salvação e, para permanecermos em Deus, precisamos da força da Sua graça, pois sozinhos não podemos vencer o pecado. Com humildade, peçamos a Deus a graça necessária para cumprir Seus mandamentos. Que nossa motivação seja o amor e o desejo de crescer em nossa relação com Ele. Não façamos as coisas por mera obrigação, mas por amor a Deus e com o desejo de corresponder ao Seu infinito amor por nós.

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.