
Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 8, 1-10)
Naqueles dias, havia de novo uma grande multidão e não tinha o que comer. Jesus chamou os discípulos e disse: 2 "Tenho compaixão dessa multidão, porque já faz três dias que está comigo e não têm nada para comer. 3 Se eu os mandar para casa sem comer, vão desmaiar pelo caminho, porque muitos deles vieram de longe". 4 Os discípulos disseram: "Como poderia alguém saciá-los de pão aqui no deserto?" 5 Jesus perguntou-lhes: "Quantos pães tendes?" Eles responderam: "Sete." 6 Jesus mandou que a multidão se sentasse no chão. Depois, pegou os sete pães, e deu graças, partiu-os e ia dando aos seus discípulos, para que os distribuíssem. E eles os distribuíam ao povo. 7 Tinham também alguns peixinhos. Depois de pronunciar a bênção sobre eles, mandou que os distribuíssem também. 8 Comeram e ficaram satisfeitos, e recolheram sete cestos com os pedaços que sobraram. 9 Eram quatro mil, mais ou menos. E Jesus os despediu. 10 Subindo logo na barca com seus discípulos, Jesus foi para a região de Dalmanuta.
No Evangelho de São Marcos, encontramos dois relatos da multiplicação dos pães realizada por Jesus. O primeiro relato está no capítulo 6, dos versículos 35 a 44, e o segundo relato, no evangelho de hoje. Existe uma diferença notável entre os dois relatos: a quantidade de sobras. No primeiro relato, sobraram doze cestos cheios de pedaços de pão, número que remete às doze tribos de Israel, simbolizando que Jesus veio para nos saciar com o pão espiritual a todo o Israel.
Já no evangelho de hoje, Jesus multiplicou sete pães e, depois que todos comeram, foram recolhidos sete cestos de sobras. O número sete representa todas as nações dos gentios, ou seja, dos pagãos, daqueles que não seguiam a fé de Israel e não tinham sangue judeu. Isso mostra que Jesus veio para trazer o alimento a todos, inclusive aos que são de outras nações. Nessas circunstâncias, Jesus revela que veio para todos. Em primeiro lugar, para o povo judeu, mas também para toda a humanidade.
Quando vimos aquela mulher pagã, dias atrás, no evangelho, que procurou Jesus e pediu uma intervenção, Jesus lhe concedeu o exorcismo de sua filha, mostrando que Ele veio também para os pagãos, embora ainda não fosse a hora. Aqui, nesta multiplicação dos pães, Jesus mostra a abundância da Sua graça que alcança todas as nações e pessoas que necessitam da conversão. Hoje, Jesus lhe oferece a oportunidade de saciar a sua fome de Deus. Ele é a única fonte verdadeira, não há outra fonte, não há outro caminho senão Jesus Cristo. Que assim seja em nossa vida e saibamos escolher por Ele.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.