Manhã de Luz - 15 de março - A caridade divina nos leva a perdoar

"Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!"

31 Mar
de
2025
Compartilhar Oração

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 5,43-48)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43 "Vós ouvistes o que foi dito: 'Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!' 44 Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! 45 Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos. 46 Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47 E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48 Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito".

As palavras de Jesus neste Evangelho desafiam profundamente o coração humano, especialmente daqueles que encontram dificuldade em perdoar. Jesus nos convida a perdoar e amar nossos inimigos. O amor verdadeiro é compromisso, sacrifício e decisão. É a escolha de permanecer firme em uma causa, mesmo diante da cruz e da tribulação, como fez Jesus, que por amor abraçou a cruz e se ofereceu por nós. Esse é o maior exemplo do amor de Deus, que nos convida a doar nossa vida e amar acima de tudo.

O mundo contemporâneo, infelizmente, muitas vezes apresenta um conceito de amor superficial, baseado em sentimentos efêmeros. Se o amor fosse mera emoção, seria passageiro. O amor, no entanto, é um ato de vontade, uma decisão de amar a Deus e, por consequência, amar o próximo, mesmo aquele que nos causa dor. Reconhecemos a imagem e semelhança de Deus em cada pessoa, especialmente em nossos irmãos batizados. Mesmo diante de ofensas, calúnias e inveja, a resposta que Jesus nos ensina é o amor.

Amar dessa forma exige a virtude da caridade divina, um dom de Deus que precisamos cultivar em nossos corações. Devemos pedir diariamente: "Senhor, dai-me a caridade divina, que me ensina a amar meus inimigos." Se não buscarmos essa graça, a dificuldade em perdoar e amar persistirá. A falta de perdão não se resolve apenas com o desejo, mas com oração, sacrifício e busca constante pela graça divina.

Jesus nos ensina que, se não conseguimos perdoar, devemos começar rezando por aqueles que nos ofenderam. Após a oração constante, o amor se tornará possível. Não deixemos o perdão para o último momento. Perdoemos enquanto há tempo, confiando na graça da caridade divina que o Senhor nos concede.

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.