
Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 6,17.20-26)
Naquele tempo, 17 Jesus desceu da montanha com os discípulos e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 20 E, levantando os olhos para os seus discípulos, disse: "Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus! 21 Bem-aventurados, vós que agora tendes fome, porque sereis saciados! Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque havereis de rir! 22 Bem-aventurados, sereis, quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos insultarem e amaldiçoarem o vosso nome, por causa do Filho do Homem! 23 Alegrai-vos, nesse dia, e exultai pois será grande a vossa recompensa no céu; porque era assim que os antepassados deles tratavam os profetas. 24 Mas, ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação! 25 Ai de vós, que agora tendes fartura, porque passareis fome! Ai de vós, que agora rides, porque tereis luto e lágrimas! 26 Ai de vós quando todos vos elogiam! Era assim que os antepassados deles tratavam os falsos profetas".
Temos nos Evangelhos de Lucas e de Mateus as bem-aventuranças pronunciadas por Jesus. Ambos os Evangelhos apresentam o único caminho para a nossa salvação. A palavra "bem-aventurado" quer dizer "feliz" ou "alegre". E Jesus é a única fonte da verdadeira felicidade. Sabemos que as riquezas e os bens do mundo nos proporcionam momentos de alegria, mas a verdadeira felicidade, que dura para sempre, só encontramos em Jesus Cristo, o Sumo e Eterno Bem.
Por isso, precisamos viver neste mundo com os olhos fixos no Senhor, conscientes de que passaremos por dificuldades, tribulações e renúncias. Este é o caminho de Jesus. Ele nos adverte sobre o apego aos bens materiais. É claro que muitas pessoas conquistaram bens com o suor do seu trabalho, e não há problema em possuir coisas. O problema reside no apego excessivo a elas, que gera egoísmo, ciúmes, inveja e falta de caridade. Nesse caso, os bens materiais se tornam um caminho de perdição para nós.
Aquele que tem um coração desapegado é livre e, vive totalmente para Deus, possui um coração verdadeiramente pobre e dependente, confia plenamente na providência divina. Se um dia os bens nos faltarem, continuaremos felizes no Senhor, nosso Deus. Essa alegria verdadeira pode começar neste mundo, mas só será plena quando chegarmos ao Céu. Vivamos, pois, dia após dia, buscando essa meta onde encontraremos os verdadeiros bens espirituais. Pela graça de Deus, já podemos experimentar os bens espirituais neste mundo, através dos dons e virtudes que o Espírito Santo nos concede. Permaneçamos nesse caminho, renunciando às nossas paixões desordenadas e permanecendo sempre na graça de Nosso Senhor.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.