
Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 1,40-45)
Naquele tempo, 40 um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: "Se queres tens o poder de curar-me". 41 Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: "Eu quero: fica curado!" 42 No mesmo instante a lepra desapareceu e ele ficou curado. 43 Então Jesus o mandou logo embora, 44 falando com firmeza: "Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!" 45 Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo.
Neste Evangelho temos o encontro de um leproso com Jesus. Na cultura judaica, a pessoa que tivesse lepra era impossibilitada de participar das práticas de orações comunitária, ela deveria viver apartada de todos. em Levítico 13, 1,8 podemos encontrar um exemplo disso. Os leprosos naquela época eram considerados impuros e por serem impuros, não podiam ter contato com outras pessoas, quem tivesse contato com um leproso também ficaria impuro.
Jesus no Evangelho de hoje tocou no leproso, mostrando ser contrário às ideias do povo judeu e aquilo que eles acreditavam. No final do Evangelho de hoje, é relatado que Nosso Senhor ficava do lado de fora das cidades, em lugares desertos, isso aconteceu pelo fato de que quando Ele curou o leproso, o mesmo divulgou a todos que tinha sido curado por Jesus, sendo que Ele havia falado para o homem não divulgar a cura para ninguém.
No Evangelho Deus toca nas feridas do leproso e ele é curado, mas Jesus quer tocar na ferida de nossos pecados para nos restaurar e nos dar vida nova. Porém, em primeiro lugar, é preciso ter fé e também pedir ao Senhor, Ele respeita nossa liberdade. Aquele leproso, de joelhos reconhece que pode alcançar a cura, portanto ele tem fé e pede essa cura e Jesus tocou na sua enfermidade.
Que nós também possamos pedir a cura de tantas doenças espirituais que temos, e até mesmo das enfermidades corporais e se for da vontade de Deus que sejamos curados, que Ele venha em nosso socorro e que toda a enfermidade que passamos, nos dê um ensinamento de conversão, um ensinamento de mudança de vida. Com Jesus nós temos a purificação do leproso e com Ele também temos a purificação de nossa vida. Jesus, pede ao leproso que ele não conte a ninguém, aqui nós temos a realidade do segredo messianico, podemos nos questionar o porque Nosso Senhor naquele momento não quer que contém que Ele tem o poder de curar. É porque naquele momento, Jesus não queria que interpretassem de maneira errada quem Ele era de fato. Os judeus poderiam interpretar que Ele seria um líder político ou militar, que viria para os libertar, mas sabemos que Cristo é o Filho de Deus que se fez homem e desceu do céu para nos salvar e na cruz se entregar por nós.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.