
Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 9, 28b-36)
Naquele tempo, 28b Jesus levou consigo Pedro, João e Tiago, e subiu à montanha para rezar. 29 Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante. 30 Eis que dois homens estavam conversando com Jesus: eram Moisés e Elias. 31 Eles apareceram revestidos de glória e conversavam sobre a morte, que Jesus iria sofrer em Jerusalém. 32 Pedro e os companheiros estavam com muito sono. Ao despertarem, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com ele. 33 E quando estes homens se iam afastando, Pedro disse a Jesus: "Mestre, é bom estarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias". Pedro não sabia o que estava dizendo. 34 Ele estava ainda falando, quando apareceu uma nuvem que os cobriu com sua sombra. Os discípulos ficaram com medo ao entrarem dentro da nuvem. 35 Da nuvem, porém, saiu uma voz que dizia: "Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutai o que ele diz!" 36 Enquanto a voz ressoava, Jesus encontrou-se sozinho. Os discípulos ficaram calados e naqueles dias não contaram a ninguém nada do que tinham visto.
Neste segundo domingo da Quaresma, o Evangelho nos apresenta a Transfiguração de Jesus. A palavra "transfiguração" significa mudança de figura. Os três discípulos, Pedro, Tiago e João, testemunharam o rosto iluminado de Jesus, contemplando Sua glória.
Esse evento ocorre para que os discípulos tenham a força necessária para, no futuro, contemplar o rosto desfigurado de Jesus no alto da cruz. Se agora eles estão no alto do Monte Tabor, vendo o rosto glorioso de Jesus e reconhecendo-O como verdadeiro Deus e verdadeiro homem, eles também precisarão ter a fortaleza para olhar para o rosto desfigurado de Jesus na Paixão.
Assim é também em nossa caminhada de fé. Muitas vezes, experimentamos grandes alegrias e recebemos grandes graças de Deus. Mas, em outras circunstâncias, precisamos abraçar nossa cruz. Não existe cristianismo sem cruz, não existe seguimento a Jesus sem passar pelo sofrimento.
Que saibamos contemplar o rosto desfigurado de Jesus para que, um dia, possamos chegar à glória dos céus e contemplar o rosto glorioso de Cristo, que nos ama e cuida de nós.
A palavra que veio da nuvem é palavra também para nós: Jesus é o Filho escolhido, e nós precisamos escutar a Sua voz. A exemplo de Pedro, Tiago e João que nós não tenhamos medo de seguir a voz de Cristo, pois nEle encontramos o caminho, a verdade e a vida.
Neste tempo quaresmal, convertamos nossos corações e ouçamos a voz de Deus. Não sejamos desatentos a essa voz, que todos os dias nos chama à conversão e à mudança de vida.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.