
Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 8, 11-13)
Naquele tempo, 11 os fariseus vieram e começaram a discutir com Jesus. E, para pô-lo à prova, pediam-lhe um sinal do céu. 12 Mas Jesus deu um suspiro profundo e disse: "Por que esta gente pede um sinal? Em verdade vos digo, a esta gente não será dado nenhum sinal". 13 E, deixando-os, Jesus entrou de novo na barca e se dirigiu para a outra margem.
Os fariseus, diante de Jesus, exigem um sinal. Querem sinais, mas não reconhecem em Jesus o grande sinal. A incredulidade deles é semelhante à do povo na Antiga Aliança, que, mesmo após a libertação da escravidão nas terras do Egito com grandes sinais e prodígios, pouco depois, tornou-se incrédulo, adorando ídolos e murmurando contra o Deus verdadeiro. Os fariseus, do mesmo modo, tinham Jesus Cristo diante deles, mas permanecem incrédulos. Não querem Cristo e, por isso, pedem sinais incessantemente. Jesus poderia realizar todos eles e muitos mais, mas seus corações estavam endurecidos.
Na vida cristã, devemos ter cuidado para não basear nossa fé exclusivamente em milagres. Não devemos condicionar nossa crença a sinais ou graças recebidas. Cremos em Jesus independentemente de bens materiais ou graças alcançadas. O principal dom que recebemos de Deus é a nossa salvação, conquistada na cruz. É seguindo Jesus que chegaremos ao Céu, pois Ele morreu e ressuscitou para nos salvar. Este é o maior sinal, a maior graça que podemos receber de Deus.
Às vezes, nos voltamos contra Deus por não recebermos o que queremos, murmurando contra Ele. Não entendemos o mistério da providência divina, queremos impor nossa vontade, que muitas vezes é mesquinha. Para superar o egoísmo e o amor-próprio, precisamos morrer para nós mesmos e deixar que a vontade de Deus nos conduza, mesmo que isso signifique sofrimento, cruz e provação. Se estamos em Deus e buscamos cumprir Sua vontade, temos a certeza de estar no caminho da salvação.
É certo pedir graças a Deus e orar por nossas necessidades, mas devemos pedir o que é necessário para nossa salvação. Cuidado ao murmurar por não receber algo, pois Deus sabe o que é bom para nós. Ao pedirmos, digamos: "Senhor, se for conforme a Vossa vontade e para a salvação de minha alma, conceda o que estou pedindo". Assim, evitaremos viver como os fariseus, que buscavam sinais e milagres, e não a verdadeira salvação em Jesus.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.