Manhã de Luz - 17 de janeiro - A pior paralisia é o pecado

"Filho, os teus pecados estão perdoados".

22 Jan
de
2025
Compartilhar Oração

Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 2, 1-12)

1 Alguns dias depois, Jesus entrou de novo em Cafarnaum. Logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. 2 E reuniram-se ali tantas pessoas, que já não havia lugar, nem mesmo diante da porta. E Jesus anunciava-lhes a Palavra. 3 Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. 4 Mas não conseguindo chegar até Jesus, por causa da multidão, abriram então o teto, bem em cima do lugar onde ele se encontrava. Por essa abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado. 5 Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: "Filho, os teus pecados estão perdoados". 6 Ora, alguns mestres da Lei, que estavam ali sentados, refletiam em seus corações: 7 "Como este homem pode falar assim? Ele está blasfemando: ninguém pode perdoar pecados, a não ser Deus". 8 Jesus percebeu logo o que eles estavam pensando no seu íntimo, e disse: "Por que pensais assim em vossos corações? 9 O que é mais fácil: dizer ao paralítico: 'Os teus pecados estão perdoados', ou dizer: 'Levanta-te, pega a tua cama e anda'? 10 Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, poder de perdoar pecados, - disse ele ao paralítico: - 11 eu te ordeno: levanta-te, pega tua cama, e vai para tua casa!" 12 O paralítico então se levantou e, carregando a sua cama, saiu diante de todos. E ficaram todos admirados e louvavam a Deus, dizendo: "Nunca vimos uma coisa assim". 

No Evangelho de hoje percebemos que Jesus tem o poder sobre os problemas físicos como quando curou o paralítico, mas também tem o poder de perdoar os pecados. Aquele homem estava paralisado, tanto fisicamente, como também espiritualmente. Cristo, com o seu poder o cura de sua paralisia física, mas também o liberta espiritualmente dos seus pecados. 

Os mestres da lei diante da maldade e das más intenções nos seus corações acusam Jesus de blasfêmia, porque Ele se colocou no lugar daquele que perdoa os pecados, e para os mestre da lei só Deus é quem pode perdoar os pecados, mas nós sabemos, Jesus é o próprio Deus. Aqui Ele se revela como o Messias, aquele que veio para nos salvar e nos perdoar de nossos pecados. 

Na nossa vida cristã nós devemos constantemente nos arrepender de nossos pecados, confiar na misericórdia de Deus, confessá-los diante do sacerdote e adquirir a vida da graça. Se nós tivéssemos a possibilidade de enxergar a nossa alma em pecado grave nós teríamos tamanho nojo e repugnância, mas como estamos neste mundo e somos constituídos por nossa alma e pelo corpo, não conseguimos enxergar intuitivamente a nossa alma, mas nós sabemos pela nossa fé e pelo próprio Cristo, que precisamos abandonar o pecado e assumir a vida da graça e é através da confissão que a assumimos. 

Não levemos uma vida que se console em permanecer nos pecados. Com Jesus, precisamos ser libertos dessa paralisia espiritual que nos faz permanecer no pecado e que não nos deixa reagir, mas com o poder da graça nós podemos reagir e Ele pode nos tirar desta realidade de paralisia espiritual, basta arrependermo-nos de nossos pecados e assumir a graça de Deus em nossas vidas.

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.