Manhã de Luz - 18 de janeiro - É preciso desejar a conversão mais que a condenação

"Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores".

22 Jan
de
2025
Compartilhar Oração

Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 2, 13-17)

Naquele tempo, 13 Jesus saiu de novo para a beira do mar. Toda a multidão ia ao seu encontro e Jesus os ensinava. 14 Enquanto passava, Jesus viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: "Segue-me!" Levi se levantou e o seguiu. 15 E aconteceu que, estando à mesa na casa de Levi, muitos cobradores de impostos e pecadores também estavam à mesa com Jesus e seus discípulos. Com efeito, eram muitos os que o seguiam. 16 Alguns doutores da Lei, que eram fariseus, viram que Jesus estava comendo com pecadores e cobradores de impostos. Então eles perguntaram aos discípulos: "Por que ele come com os cobradores de impostos e pecadores?" 17 Tendo ouvido, Jesus respondeu-lhes: "Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores".

Neste Evangelho nós encontramos Levi, também chamado de Mateus, que tinha por profissão ser cobrador de impostos. Ele foi chamado por Jesus e aceitou o convite. No entanto, isto causa estranheza entre os doutores da lei que vigiam a vida de Jesus e o veem na casa de Levi, o cobrador de impostos. 

Este grupo dos Judeus eram contra os cobradores de imposto e há três motivos principais para isso. Primeiramente, porque eles tinham de ter contato com os pagãos, aqueles que não viviam a fé verdadeira, portanto poderiam também se corromper e se tornar impuros. também porque os cobradores levavam os impostos ao império romano, que dominava aquela região da terra santa e o povo judeu era contrario a essa dominação, eles queriam ter a independencia e um reino restaurado, como era antigamente. O terceiro motivo é que além dos cobradores de impostos fazerem estes serviços ao império romano, eles também roubavam  e extorquiam o povo pegando para eles parte do dinheiro, então eles também eram considerados pecadores públicos.

Diante disso podemos entender que, quando Jesus vai a casa de Levi, Ele está indo a casa de um cobrador de impostos, um pecador público. Isso causava uma indignação nos judeus que não concordavam com os cobradores de impostos. Mas Jesus, respondendo a esta indignação dos mestres da lei diz: “Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores". Cristo estava na casa daquele cobrador de impostos, daquele pecador, mas essa atitude de Nosso Senhor não mostra que Ele aprova a maneira que eles viviam, pelo contrário, Jesus vai até eles para lhes fazer um convite, para que se arrependesse e mudasse de vida.

No entanto, podemos observar que naquele momento em Jesus se encontrava na casa Levi, havia muitos observadores e comentadores da vida alheia que não aceitavam a atitude d’Ele. Devemos tomar cuidado porque muitas vezes em nossas comunidades nós podemos ter a atitude daqueles doutores da lei, podemos encontrar pessoas que um dia viveram no pecado, como pagãos, mas que mudaram de vida e se arrependeram de seus pecados. Não cabe a nós julgar os nossos irmãos que um dia estiveram no pecado e hoje se arrependem, devemos agradecer a Deus pela conversão desses nossos irmãos. Que nesta manhã possamos pedir ao Senhor que nos envie o teu Espírito Santo e que saibamos ouvir o seu chamado e escolher sempre por Cristo.

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.