
Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 5,43-48)
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43 "Vós ouvistes o que foi dito: 'Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!' 44 Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! 45 Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos. 46 Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47 E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48 Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito".
O Evangelho de hoje nos recorda o dever de amar a todos, inclusive os nossos inimigos ou aqueles que nos perseguem ou que têm inveja de nós. É preciso responder sempre com amor, embora isso seja desafiador para o ser humano, até mesmo escandaloso ou impossível na mentalidade de alguns. Porém, com Cristo é sempre possível amar.
Através deste Evangelho, Jesus nos dá o primeiro ponto necessário para amar as pessoas mais difíceis, trata-se de rezar por elas. Diante das tentativas de reconciliação, tendemos a abandonar estas pessoas, mas neste momento devemos nos perguntar com sinceridade: “Eu rezei por essa pessoa?” Se tivermos rezado pouquíssimas vezes, devemos recobrar a consciência e compreender que é necessário fazer muito mais: ofereça Missas, reze o terço, novenas, mas sempre traga ao coração esta pessoa.
Tantas vezes o rancor se instala na alma de quem tem um inimigo ou pessoa difícil de suportar, porém sem a oração que é o primeiro passo, será impossível dar os próximos passos necessários para a reconciliação. Por isso, Jesus indica no versículo 44: “Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!” Apenas depois de rezarmos muito é que conseguiremos amar verdadeiramente.
Quando crescemos no amor a Deus, a grandeza do amor divino vai tornando o rancor e a dificuldade de perdoar coisas pequenas e, então, superáveis, passamos a ver essas coisas como passageiras, pois, de fato, são. Muitas pessoas deixam o perdão para o leito de morte, porém, neste momento pode ser tarde demais, por isso, escolha perdoar hoje. Peça sinceramente essa graça na oração e Deus a concederá.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.