
Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 8,22-26)
Naquele tempo, 22 Jesus e seus discípulos chegaram a Betsaida. Algumas pessoas trouxeram-lhe um cego e pediram a Jesus que tocasse nele. 23 Jesus pegou o cego pela mão, levou-o para fora do povoado, cuspiu nos olhos dele, colocou as mãos sobre ele, e perguntou: "Estás vendo alguma coisa?" 24 O homem levantou os olhos e disse: "Estou vendo os homens. Eles parecem árvores que andam". 25 Então Jesus colocou de novo as mãos sobre os olhos dele e ele passou a enxergar claramente. Ficou curado, e enxergava todas as coisas com nitidez. 26 Jesus mandou o homem ir para casa, e lhe disse: "Não entres no povoado!"
No Evangelho de São Marcos, Jesus realiza a cura de um cego em etapas. Primeiramente, o homem passa a enxergar de maneira imperfeita, vendo as pessoas como árvores que andam. Em seguida, Jesus completa a cura, e o homem consegue enxergar com total nitidez. Essa cura física que Jesus realizou recorda-nos a libertação da cegueira espiritual que, não raras vezes, obscurece a vida cristã; essa cegueira muitas vezes não nos permite enxergar com clareza as verdades de fé que devemos aderir.
Quanto mais crescemos na fé e observamos a verdade anunciada por Jesus, com mais nitidez enxergamos. Por outro lado, quanto menos crescemos na fé e nos afastamos da verdade, permanecendo na mentira ou na ignorância, com menos clareza enxergamos. Jesus não quer realizar uma obra pela metade em nossas vidas. Ele veio para fazer a obra completa, para que enxerguemos a verdade por inteiro, e não meias verdades. Jesus é a própria verdade e quer que acreditemos Nele e O enxerguemos como o caminho, a verdade e a vida.
Que Deus nos ajude, pelo Espírito Santo, a seguirmos sempre no caminho da verdade, fugindo da mentira. Nesta oração da manhã, que toda cegueira espiritual seja dissipada pela luz da graça de Deus que brilha em nossos corações.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.