Manhã de Luz - 19 de janeiro - Sinais que nos apontam para o Messias

"Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele". 

22 Jan
de
2025
Compartilhar Oração

Evangelho de Jesus Cristo segundo João (Jo 2, 1-11)

Naquele tempo, 1 houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. 2 Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. 3 Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: "Eles não têm mais vinho". 4 Jesus respondeu-lhe: "Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou". 5 Sua mãe disse aos que estavam servindo: "Fazei o que ele vos disser". 6 Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros. 7 Jesus disse aos que estavam servindo: "Enchei as talhas de água". Encheram-nas até a boca. 8 Jesus disse: "Agora tirai e levai ao mestre-sala". E eles levaram. 9 O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. 10 O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: "Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora!" 11 Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele. 

No Evangelho deste domingo é narrado o primeiro milagre de Jesus em Caná da Galileia. Eis que temos aqui um sinal, todo o sinal aponta para uma realidade maior, então nós temos a transformação da água em vinho feita por Jesus, que é um sinal de que Ele é o Messias e por isso no final do Evangelho São João diz que seus discípulos creram n’Ele. Jesus não realizou esse sinal por vaidade ou para se aparecer diante daqueles que ali estavam, Ele o fez para que pudessem ver e acreditar que Ele é o filho de Deus.

Este sinal é como uma placa que vemos quando estamos em uma estrada viajando, a placa nos indica quantos quilômetros nos falta para chegar a cidade do destino, no entanto se pararmos na placa nunca iremos chegar no nosso destino, ela é apenas um sinal de qual é o caminho e a direção certa para cidade e quando a vemos devemos continuar para chegar até ela. O mesmo se dá com esse milagre de Jesus, quando o testemunhamos não podemos ficar parados nele, mas devemos ir adiante, porque o objetivo deste milagre é que acreditemos em Cristo e não devemos acreditar n’Ele por conta deste milagre, mas sim, por conta de sua autoridade, porque Ele é o Filho de Deus, o Messias.

Outro detalhe importante no Evangelho de hoje, é que os judeus costumavam fazer a purificação antes da festa, por isso precisava ter água nas talhas. Mas Jesus as encontrou vazias e por isso Ele diz para que enchessem as seis talhas com água, ou seja, os judeus deixavam as talhas cheias para cumprir o ritual, mas nem mesmo tinha água para fazê-lo. O fato daquelas talhas estarem vazias, mostra um descuido, pois, eles tomaram aquilo como algo rotineiro ou um ritualismo qualquer.

Não podemos deixar que nossa fé se torne uma rotina qualquer, um fazer ordinário do nosso dia, ou que no matrimônio exista apenas uma rotina de convivência entre o esposo e a esposa. Nós temos que viver verdadeiramente preenchidos pela graça de Deus e pelo Espírito Santo. Por isso que possamos saber amar a Deus sempre e que as talhas de nosso coração estajam repletas de amor a Deus, Nosso Senhor. E que nos casamento haja verdadeiro amor, e não uma mera rotina de convivência, mas sim o impulso do Espírito Santo, independente do quanto tempo estejam casados, que procuram sempre estar fundamentados no amor e saibam que é possível amar sempre mais no matrimônio.

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.