
Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 6,1-6.16-18)
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1 "Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. 2 Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3 Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4 de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.
5 Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa. 6 Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.
16 Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa. 17 Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18 para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa".
No Evangelho de hoje Jesus nos ensina a praticar o jejum, a esmola e a oração, mas estas boas obras não devem ser feitas em espírito de vaidade. O cristão precisa praticar estas obras não para ser notado pelos outros, para engrandecimento próprio, mas em seu coração devem ser obras feitas para a glória de Deus, por isso, se possível, devemos fazê-las no escondimento.
Este ensinamento de Jesus nos mostra o primeiro passo para aqueles que buscam uma vida espiritual onde Deus está acima de tudo. Trata-se da virtude da humildade, que faz com que nos reconheçamos pequenos e nos leva a nos prostrarmos diante de Deus, reconhecendo que Ele é o nosso Senhor, pois não podemos ser senhores de nós mesmos.
O que deve nos mover na vida espiritual não são os elogios e as glórias humanas, mas o desejo de seguir a Cristo e imitar a sua vida. A verdadeira humildade nos leva a amar a Deus acima de tudo, porque reconhecemos que Ele é o nosso único bem e somente a sua glória é o que buscamos em todas as nossas obras, sejam elas pequenas ou grandes.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.