
Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 2,18-22)
Naquele tempo, 27 Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: "Quem dizem os homens que eu sou?" 28 Eles responderam: "Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas". 29 Então ele perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?" Pedro respondeu: "Tu és o Messias". 30 Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. 31 Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias. 32 Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. 33 Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: "Vai para longe de mim, Satanás! Tu não pensas como Deus, e sim como os homens".
No Evangelho de hoje, Jesus pergunta aos discípulos o que o povo diz a respeito dele, e eles O dizem: alguns O consideram João Batista, outros, um dos profetas. São Pedro, porém, iluminado pelo Espírito Santo, responde com a verdade: “Tu és o Messias, o Filho de Deus!”. Diante da resposta de Pedro, vemos a diferença entre a opinião e a verdade. Enquanto as pessoas expressavam diversas opiniões sobre Jesus, Pedro, que caminhava com Ele e foi por Ele escolhido, revela a verdade.
Se existe uma verdade, o contrário dela é a mentira. Se Jesus é o caminho e a verdade para as nossas vidas, tudo o que se opõe a Ele é mentira. Precisamos escolher Jesus, a verdade encarnada. O mundo oferece muitas opiniões, muitas vezes conflitantes, mas Jesus traz segurança e verdade. Ele ensina que o caminho para a glória passa pelo sofrimento e pela cruz.
Para Pedro e os outros discípulos, a ideia do Messias sofrendo é um escândalo. Pedro chega a repreender Jesus quando Ele revela que havia de sofrer, mas depois é repreendido por Cristo, que afirma: “Essa ideia de evitar o sofrimento vem de Satanás; é a maneira humana de pensar”. Os homens não aceitam a cruz como caminho de salvação, buscam o conforto, o bem estar e rejeitam as tribulações e os desafios. Jesus, porém, nos adverte que a porta é estreita e que precisamos assumir a cruz de cada dia e segui-lO.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.