Manhã de Luz - 20 de janeiro - Cristo quer desposar nossa alma

"Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum, enquanto o noivo está com eles"?

22 Jan
de
2025
Compartilhar Oração

Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 2, 18-22)

Naquele tempo, 18 os discípulos de João Batista e os fariseus estavam jejuando. Então, vieram dizer a Jesus: "Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os teus discípulos não jejuam?" 19 Jesus respondeu: "Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum, enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está com eles, os convidados não podem jejuar. 20 Mas vai chegar o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; aí, então, eles vão jejuar. 21 Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda. 22 Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso, vinho novo em odres novos'.

No Evangelho de hoje Jesus dá uma explicação aos judeus que questionam o porquê seus discípulos não fazem o jejum. Jesus, portanto, faz uma comparação de uma festa de casamento onde tem convidados a noiva e o noivo. Esta imagem no Antigo Testamento, sempre foi utilizada para representar Deus como noivo e o povo de Israel como a noiva. E podemos encontrar no Antigo Testamento várias alianças que Deus faz com seu povo. A aliança recorda o casamento, a união, tivemos alianças como a de Noé, Abraão, Moisés e tantos outros profetas que nos fazem recordar essa realidade. Nós temos três profetas que nos recordam desta realidade de casamento entre Deus e o povo de Israel: Isaías, Jeremias e Oséias.

De qualquer forma, dizemos que é um casamento a pessoa de Jesus no meio de seu povo, exatamente porque Ele veio para se unir a todos nós e devemos dizer sim a Ele. O "matrimônio espiritual” que pode acontecer entre nós e Deus, é a nossa união íntima com Ele, quando então, longe dos pecados, nós vivemos a vida da graça e buscamos uma intimidade verdadeira com o Cristo, este é o "matrimônio espiritual", que todos devemos fazer para alcançarmos a Santidade. 

Jesus então continua a afirmar com relação ao jejum. Ele explica que seus discípulos não podem fazer jejum, pelo fato de que o noivo está no meio deles, ou seja, Jesus está com eles, mas haverá um tempo em que eles farão o jejum. Para você que possa ter alguma dúvida a respeito do jejum da Igreja, devemos fazer em um dia de jejum, uma refeição completa e as outras refeições devem ser feitas de maneira reduzida. Podemos escolher por exemplo, o almoço para fazermos completo e as demais refeições, o café da manhã e o jantar fazemos sem exageros e durante o intervalo das refeições não comemos nada. Aqueles que não estão impossibilitados, seja por motivos de saúde ou idade, devem fazer o jejum, pois ele nos fortalece espiritualmente e abre o nosso coração para com o nosso próximo. O jejum fortalece a nossa vida espiritual, porque quebra nosso orgulho e nos mostra que não somos escravos dos alimentos deste mundo. 

Que saibamos, como bons  cristãos, aprender o caminho da penitência, do jejum, para nos unirmos intimamente a Jesus neste "matrimônio espiritual".

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.