
Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 12,14-21)
Naquele tempo, 14 os fariseus saíram e fizeram um plano para matar Jesus. 15 Ao saber disso, Jesus retirou-se dali. Grandes multidões o seguiram, e ele curou a todos. 16 E ordenou-lhes que não dissessem quem ele era, 17 para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: 18 "Eis o meu servo, que escolhi; o meu amado, no qual coloco a minha afeição; porei sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará às nações o direito. 19 Ele não discutirá, nem gritará, e ninguém ouvirá a sua voz nas praças. 20 Não quebrará o caniço rachado, nem apagará o pavio que ainda fumega, até que faça triunfar o direito. 21 Em seu nome as nações depositarão a sua esperança".
No Evangelho de hoje, os fariseus movidos pela inveja fazem um plano para matar Jesus, eles não acreditam que ele é o salvador. No entanto, Jesus não os enfrenta neste momento, Ele se retira daquele local e, assim, cumpre a profecia de Isaías 42: Ele não discutirá, nem gritará, e ninguém ouvirá a sua voz nas praças. Jesus é o servo sofredor que está neste mundo para padecer por nós todo sofrimento necessário. Nosso Senhor sofre porque, embora tenha vindo salvar, ele é rejeitado em meio à grande malícia dos fariseus. Eles tramam planos e situações para conseguir pegar Jesus em alguma palavra e poderem mais facilmente condená-lo à morte.
Em nossa vida isso também pode acontecer, quando nos afastando da graça de Deus, começamos a encontrar motivos para destruir os irmãos que não nos são tão agradáveis. Movidos por inveja, ciúme ou ressentimentos, buscamos razões para destruir as pessoas, que se transformam em atitudes e palavras diversas de malícia. No entanto, não podemos ser como os fariseus, é necessário ter um coração de cristão, que sabe amar, perdoar e servir.
O Evangelho também nos ensina a pagar o mal com o bem. Não é atitude cristã retribuir o mal com o mal, o cristão deve manifestar ao mundo o amor e a bondade de Deus, que são capazes de destruir o mal. Sejamos como Jesus, que em resposta à malícia dos fariseus, curou a todos os que o seguiram. Jesus é bom para com todos, e nos ensina a ser bons também, mesmo quando o mal tenta imperar sobre nossa vida.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.