Manhã de Luz - 21 de fevereiro - Não há cristianismo sem renúncias

"Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga".

3 Mar
de
2025
Compartilhar Oração

Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 2,18-22)

Naquele tempo, 34 chamou Jesus à multidão com seus discípulos e disse: "Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 35 Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la. 36 Com efeito, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, se perde a própria vida? 37 E o que poderia o homem dar em troca da própria vida? 38 Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras diante dessa geração adúltera e pecadora, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória do seu Pai com seus santos anjos". 9,1 Disse-lhes Jesus: "Em verdade vos digo, alguns dos que aqui estão, não morrerão sem antes terem visto o Reino de Deus chegar com poder".

Jesus, o mestre por excelência, jamais iludiu seus discípulos. Desde o princípio, revelou que o discipulado pressupõe a cruz e a renúncia. Renunciar a si mesmo significa reconhecer que a vontade humana não deve ser soberana, mas sim submissa à vontade de Cristo. Ao renunciarmos nossos desejos, declaramos que nossa razão é capaz de discernir um bem maior, mesmo que este caminho passe pela dor.

No cotidiano, fazemos escolhas que exigem renúncia em prol de objetivos mais elevados. Nos estudos, por exemplo, muitos se dedicam com afinco para alcançar a formação desejada e construir um futuro promissor. No entanto, seguir Jesus demanda uma renúncia ainda mais profunda, pois implica em buscar a vontade divina, que nem sempre coincide com a nossa. Por isso, Jesus adverte seus discípulos: "Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me" (Mateus 16, 24).

É triste constatar que alguns pregadores contemporâneos propagam um evangelho superficial, um "evangelho de faz de conta", onde o sofrimento é sistematicamente evitado. Não que busquemos a dor por si só, mas sabemos que ela pode ser um instrumento de santificação. Se Deus permite que enfrentemos dificuldades, que saibamos encontrar nelas o caminho da salvação. Afinal, a providência divina nos guia rumo ao céu, conduzindo-nos pela vereda da esperança cristã.

Portanto, jamais nos esqueçamos: seguir Jesus exige renúncia, significa perder a própria vida por amor a Ele. Mas essa entrega total vale a pena, pois somos herdeiros da vida eterna, a esperança que nutre nossos corações.

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.