Manhã de Luz - 21 de janeiro - A verdadeira interpretação da Lei

"O Filho do Homem é senhor também do sábado".

22 Jan
de
2025
Compartilhar Oração

Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 2, 23-28)

23 Jesus estava passando por uns campos de trigo, em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam. 24 Então os fariseus disseram a Jesus: "Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?" 25 Jesus lhes disse: "Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome? 26 Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus, e os deu também aos seus companheiros? No entanto, só aos sacerdotes é permitido comer esses pães". 27 E acrescentou: "O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. 28 Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado".

No Evangelho de hoje São Marcos narra uma discussão entre os fariseus com Jesus, porque seus discípulos estavam arrancando espigas no dia sábado para comer. Diante dessas circunstâncias temos de entender duas leis do Antigo Testamento. A primeira delas está em Deuteronômio 23, 25-26, esta lei permitia que os israelitas arrancassem espigas para comer de imediato, mas existia uma outra lei que estava em Êxodo 34, 21, que proibia fazer a colheita das espigas aos sábados, lembrando que essa não seria uma colheita para o consumo, mas uma grande colheita para a comercialização ou para armazenamento. Então esta é a diferença entre colher uma espiga para matar a fome de imediato ou fazer uma colheita grande das espigas para armazená-las e fazer a sua comercialização. 

Os fariseus portanto querem de toda maneira condenar Jesus e o pôr à prova por qualquer lei que Ele não esteja cumprindo. Neste Evangelho Nosso Senhor e seus discípulos não descumprem nenhuma lei, porque estão colhendo as espigas para matar a sua fome, portanto os fariseus enxergam isso com malícia, pois eles querem entregar Jesus. Mas Ele conhecendo as más intenções dos judeus, os recorda que no Antigo Testamento Davi e seus companheiros chegaram a comer o pão que era reservado somente aos sacerdotes, porque estavam com fome. Se o grande rei Davi pôde naquele momento encontrar uma exceção na lei, porque então, seus discípulos arrancando as espigas não encontrariam também uma exceção. 

Compreendendo bem, os discípulos não estavam infringindo a lei, mas aos olhos dos fariseus que queriam sempre condenar, eles estavam. Tudo isso nos ensina que devemos tomar cuidado em nossa convivência diária entre irmãos, a não termos este pré julgamento, como fizeram os fariseus. Eles queriam condenar Jesus e por isso enxergam um crime onde não há, às vezes com nossos olhos julgamos e condenamos as pessoas e não conhecemos as suas verdadeiras intenções, devemos tomar cuidado, pois muitas vezes levamos a nossa vida com essa duplicidade, que tinham os fariseus. Cheios de más intenções, caluniamos os nossos irmãos e consequentemente corremos o risco de os destruir com nossos julgamentos. Que Deus nos conceda, pelo teu Espírito Santo, a graça de sermos coerentes com nossa fé e que saibamos sempre viver na reta intenção, guiados na graça de Deus.

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.