Manhã de Luz - 22 de fevereiro - O papado e o governo da Igreja

"Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja".

23 Feb
de
2025
Compartilhar Oração

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 16,13-19)

Naquele tempo, 13 Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: "Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?" 14 Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; Outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas". 15 Então Jesus lhes perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?" 16 Simão Pedro respondeu: "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo". 17 Respondendo, Jesus lhe disse: "Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18 Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19 Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus".

No Evangelho de hoje, São Mateus recorda a fundação da Igreja Católica. Jesus ouviu de São Pedro a confissão de fé: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo", e o Senhor lhe respondeu: “Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja". A Igreja é a nossa casa, onde recebemos a Eucaristia, que nos fortalece espiritualmente, onde são perdoados os nossos pecados na Confissão, onde recebemos a cura da alma através da Unção dos Enfermos. A Santa Igreja Católica é o nosso abrigo, nela encontramos tudo o que é necessário para a nossa salvação.

Hoje celebramos a Cátedra de São Pedro, que recorda o ministério petrino ao longo dos séculos. A cátedra é onde se assenta o Papa na Basílica de Latrão. Essa cátedra recorda que o Papa recebeu a sucessão apostólica desde São Pedro e, portanto, deve confirmar seus irmãos na fé. Neste Evangelho, Nosso Senhor também afirma que as forças do inferno jamais poderão prevalecer contra a Sua Igreja, porque ela está edificada sobre a rocha.

Assim, mesmo quando os escândalos acontecem no seio da Igreja, não devemos perder a fé, mas rezar, fazer penitência e reparação como nos pediu Nossa Senhora em Fátima. Nossa fé não deve estar apoiada nas pessoas, mas em Jesus Cristo, Nosso Senhor. Mesmo diante de tantos erros dos ministros da Igreja, devemos sempre recordar o que rezamos no Credo: que cremos na Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica. Que o Espírito Santo nos conduza e que vivamos unidos na Fé, Esperança e Caridade, em comunidade e unidos à Santa Igreja Católica.

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.