Manhã de Luz - 22 de janeiro - Não basta não fazer o mal, é preciso fazer o bem!

"É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?"

22 Jan
de
2025
Compartilhar Oração

Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 3, 1-6)

Naquele tempo, 1 Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. 2 Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. 3 Jesus disse ao homem da mão seca: "Levanta-te e fica aqui no meio!" 4 E perguntou-lhes: "É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?" Mas eles nada disseram. 5 Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração; e disse ao homem: "Estende a mão." Ele a estendeu e a mão ficou curada. 6 Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo. 

Novamente temos no Evangelho, uma discussão entre Jesus e os fariseus a respeito do dia do sábado. Ontem nós meditamos sobre as espigas que foram colhidas pelos discípulos de Jesus no dia de sábado, para que pudessem se alimentar. Hoje meditamos a respeito do homem que tinha a mão seca e foi curado por Jesus, também no sábado. Jesus mais uma vez deixa muito claro que a lei do sábado era para se abster de trabalhos servis, seja do lucro ou da servidão, mas não de fazer o bem e ser misericordioso para com o nosso irmão. Curar uma pessoa é fazer o bem, seja qual for o dia, Portanto, para fazer o bem não há dia, todos os dias devemos fazê-lo. Mas os fariseus na dureza de seus corações e desejando condenar Jesus, não aceitam essa postura de misericórdia em busca de fazer o bem e salvar uma vida. 

Jesus curou aquele homem no sábado e isso nos mostra que em nossa vida não devemos fazer o bem apenas por conveniência, esperando uma retribuição, sempre que agimos com caridade devemos fazer com reta intenção, sem segundas intenções. Nós devemos sempre doar a nossa vida sem esperar por retribuições, esta é a verdadeira caridade, esse é verdadeiro bem, pelo qual fazemos pura e simplesmente porque é um bem, não o fazemos pensando na vaidade, no orgulho, em receber elogios ou em ganhar alguma retribuição, o fazemos por ser esse nosso dever, porque seguimos a Cristo e Ele nos ensinou este caminho de fazermos o bem e fugir do mal e do pecado.

Que possamos ter a reta consciência de sempre buscar o bem pelo bem, e que a virtude pela ação do Espírito Santo esteja em nossa vida.

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.