
Evangelho de Jesus Cristo segundo João (Jo 20,1-2.11-18)
1 No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2 Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: "Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram". 11 Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12 Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. 13 Os anjos perguntaram: "Mulher, por que choras?" Ela respondeu: "Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram". 14 Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15 Jesus perguntou-lhe: "Mulher, por que choras? A quem procuras?" Pensando que era o jardineiro, Maria disse: "Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar". 16 Então Jesus disse: "Maria!" Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: "Rabunni" (que quer dizer: Mestre). 17 Jesus disse: "Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus". 18 Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: "Eu vi o Senhor!", e contou o que Jesus lhe tinha dito.
Celebramos hoje a festa de Santa Maria Madalena, e no Evangelho de hoje à princípio, ela não reconhece o Cristo, mas depois que ele pronuncia o seu nome, ela o reconhece e professa a sua fé. Assim como Maria, podemos por diversas razões ter dificuldades de reconhecer a presença de Deus na nossa vida, ou a sua providência na nossa história. Contudo, em muitas ocasiões, a incapacidade de ouvir a voz de Deus se dá porque muitos outros sons ensurdecem nossos ouvidos. Pensemos, por exemplo, em alguém que está numa festa com muito barulho e Jesus está ali falando normalmente, mas esta pessoa é incapaz de ouvir. Da mesma maneira, é preciso que nos perguntemos a respeito dos sons que neste mundo tem abafado a voz de Deus em nossa vida. O que tem me impedido de ouvir o Senhor?
Cristo nos chama, assim como à Madalena, para viver na luz de sua ressurreição. Tal como Maria Madalena, Ele deseja fazer de nós testemunhas de seu mistério redentor, mas é preciso que mergulhemos neste mistério e permitamos que a luz de sua ressurreição dissipe as trevas de nosso coração, do pecado que nos afugenta de sua graça.
Assim como Jesus transformou a vida de Santa Maria Madalena fazendo resplandecer nela o fulgor de sua graça, Ele também deseja transformar nossa história, fazendo-nos testemunhas de uma alegria indizível, a alegria de ressuscitar com Ele para uma vida nova. Peçamos a graça de ouvir a voz de Deus e de corresponder ao seu apelo, para que as trevas do pecado e da indiferença não turbem o nosso coração.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.