Manhã de Luz - 22 de junho - Deus nos ama e cuida de nós

Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo.

16 Jul
de
2024
Compartilhar Oração

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 6,24-34)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 24 "Ninguém pode servir a dois senhores: pois, ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro. 25 Por isso eu vos digo: não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com o vosso corpo, com o que havereis de vestir. Afinal, a vida não vale mais do que o alimento, e o corpo, mais do que a roupa? 26 Olhai os pássaros dos céus: eles não semeiam, não colhem, nem ajuntam em armazéns. No entanto, vosso Pai que está nos céus os alimenta. Vós não valeis mais do que os pássaros? 27 Quem de vós pode prolongar a duração da própria vida, só pelo fato de se preocupar com isso? 28 E por que ficais preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. 29 Porém, eu vos digo: nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. 30 Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, não fará ele muito mais por vós, gente de pouca fé? 31 Portanto, não vos preocupeis, dizendo: 'O que vamos comer? O que vamos beber? Como vamos nos vestir?' 32 Os pagãos é que procuram essas coisas. Vosso Pai, que está nos céus, sabe que precisais de tudo isso. 33 Pelo contrário, buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo. 34 Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações! Para cada dia, bastam seus próprios problemas".

No Evangelho de hoje, Jesus conforta o nosso coração ao nos recordar a verdade sobre a Divina Providência, esta realidade de Deus que cuida de nós. Com isso, Jesus nos faz notar que as nossas preocupações, por mais legítimas que possam ser, não devem tirar a nossa paz, pois são todas passageiras. A nossa maior preocupação deve ser buscar a Deus, amá-lo sobre todas as coisas, porque se Ele nos ama, nosso único exercício, que surge de uma verdadeira confiança em sua bondade, é amá-lo de volta.

Mas, é preciso também notar que só poderemos amar verdadeiramente a Deus com essa confiança inabalável e verdadeiro abandono à sua providência se não servirmos a dois senhores. Por isso, Jesus diz: Ninguém pode servir a dois senhores. De fato, isso é impossível, porque sempre haverá um amor maior por um em detrimento do outro. É por isso que Jesus nos alerta sobre os perigos do dinheiro. Precisamos dele para nos sustentar, mas jamais podemos permitir que sejamos escravos dele. Só temos um Senhor, Aquele que nos ama e que cuida de nós.

A nossa luta diária consiste em conservarmos o nosso coração livre de toda escravidão, não permitirmos que as preocupações mundanas nos afastem do verdadeiro ideial de amar a Deus. Muitas pessoas se deixam aprisionar pelo apego aos bens e se tornam pessoas fatigadas, tristes e desconfiadas. Mas Jesus as convida a encontrar Nele a salvação, a paz interior de quem entendeu que devemos buscar em primeiro lugar o Reino do Céus e todas as coisas nos serão acrescentadas.

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.