Manhã de Luz - 23 de janeiro - Jesus é o Deus Onipotente

"Mas Jesus ordenava severamente para não dizerem quem ele era".

31 Jan
de
2025
Compartilhar Oração

Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 3, 7-12)

Naquele tempo, 7 Jesus se retirou para a beira do mar, junto com seus discípulos. Muita gente da Galileia o seguia. 8 E também muita gente da Judeia, de Jerusalém, da Idumeia, do outro lado do Jordão, dos territórios de Tiro e Sidônia, foi até Jesus, porque tinham ouvido falar de tudo o que ele fazia. 9 Então Jesus pediu aos discípulos que lhe providenciassem uma barca, por causa da multidão, para que não o comprimisse. 10 Com efeito, Jesus tinha curado muitas pessoas, e todos os que sofriam de algum mal jogavam-se sobre ele para tocá-lo. 11 Vendo Jesus, os espíritos maus caíam a seus pés, gritando: "Tu és o Filho de Deus!" 12 Mas Jesus ordenava severamente para não dizerem quem ele era.

Neste Evangelho encontramos multidões que seguem a Jesus e vêm dos mais diversos territórios, sejam da própria Judéia ou também dos territórios onde não temos exclusivamente judeus, mas também encontramos pagãos, pessoas que não tem a fé de Israel. De qualquer forma os seguidores de Jesus vão crescendo dia após dia, porque veem n’Ele o Messias, mas também muitos vão até Jesus porque querem apenas encontrar a cura de suas enfermidades ou a resolução de seus problemas, mas mesmo assim eles estão atrás de Jesus. Nosso Senhor pediu aos seus discípulos que arrumassem uma barca, para que na barca a multidão não o comprimisse. 

Podemos recordar de dois aspectos importantes através deste trecho. O primeiro é que a barca é sinal da Igreja e Jesus está na barca da Igreja, nós fazemos parte da Igreja pelo batismo e participamos desta barca, o sucessor de São Pedro que é o papa, é aquele que guia essa barca em nome de Jesus neste mundo. E o segundo ponto, é que Jesus de fato é aquele que tem o poder de conduzir aqueles que estão atrás d’Ele para o caminho da salvação, é também de Jesus que vem o poder de curar e livrar tantas pessoas que vão até Ele do domínio do mal, Este poder é manifestado no versículo onze e doze, quando aqueles espíritos maus caíam aos pés de Jesus reconhecendo que Ele é o Filho de Deus, embora saibamos que estes mesmos espíritos não tenham fé, mas eles o reconhecem pois tem medo d’Ele. 

Jesus ordena que tais espíritos não revelam quem Ele é, porque ainda está instruindo seu povo. É depois de sua morte e ressurreição que então os seus discípulos e seguidores obterão o conhecimento para compreender que Jesus é o Messias e Ele não veio para os libertar politicamente, mas sim espiritualmente e reinar nos corações e por essa razão, por enquanto aquele não era o momento de revelar a Identidade de Jesus, mas sim de anunciar o Evangelho e preparar os corações para o momento da cruz, onde Cristo se revela como verdadeiro Messias, aquele que tem o poder de nos salvar.

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.