
Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 4,35-41)
Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: "Vamos para a outra margem!" 36 Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava, na barca. Havia ainda outras barcas com ele. 37 Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. 38 Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: "Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?" 39 Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: "Silêncio! Cala-te!" O ventou cessou e houve uma grande calmaria. 40 Então Jesus perguntou aos discípulos: "Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?" 41 Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: "Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?"
No Evangelho de hoje, São Marcos de forma catequética leva cada leitor do seu Evangelho a reconhecer Jesus como Salvador, o Cristo (ungido), enviado de Deus Pai. O reconhecimento explícito de Nosso Senhor se dará no capítulo 8 deste Evangelho, porém desde já o evangelista nos mostra muitos milagres de Jesus que vão dando a conhecer a sua identidade e missão.
Neste Evangelho ouvimos o milagre da tempestade acalmada e reconhecemos o poder de Jesus sobre a natureza, quando faz o vento e o mar voltarem à calmaria. Jesus é poderoso, pois é verdadeiro Deus. Mas nós precisamos crer Nele, pois a incredulidade não nos permite reconhecê-lo verdadeiramente. É por isso que Nosso Senhor pergunta: "Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?", essa pergunta demonstra que os discípulos ainda não acreditavam que Jesus era o Messias.
Assim como eles, em muitos momentos esperamos por sinais para crer, mas ignoramos que o maior sinal já nos foi dado, é a vinda de Deus até nós, sua encarnação, que nos proporcionou a salvação eterna. E Ele continua vindo a nós através da Eucaristia para alimentar a nossa alma diante de tudo o que nos acontece.
Precisamos reconhecer que Jesus, como nosso Senhor, tem o poder de silenciar muitas tribulações que podemos estar enfrentando, mas outras Ele permite que permaneçam por maior tempo para nossa própria salvação. Quem segue a Jesus deve tomar o caminho da cruz e seguir junto a Ele. A cruz é o leme de nosso barco. Se estivermos unidos a Jesus, não precisamos temer, nem nos desanimar, pois é Ele quem sustenta a nossa fé em meio a todas as tempestades da vida.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.